1. Amados irmãos e amadas irmãs, muitos pensam que tudo o que vivem neste mundo, termina com a morte natural. Ora, ao que parece se esquecem que a alma é imortal e tudo o que fizeram de bom ou de mal fica gravado nela e no último dia (cf. Hb 9,27), prestarão contas de tudo.
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
2. Caríssimos, a misericórdia de Deus é infinita, mas, essa requer corações que a acolha, pois para se obter esse dom precioso e inesgotável, é preciso o arrependimento sincero, que leva à uma conversão permanente para assim viver em comunhão com o autor e consumador da nossa fé, nosso Senhor Jesus Cristo.
3. No relato do Evangelho de hoje, são Lucas, escreveu: "Naquele tempo, Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. (Lc 13,22-24).
4. De fato, essa é uma péssima notícia para quem põe a bíblia debaixo do braço e sai proclamado a Palavra sem ser chamados e enviados, e por não viver o que anunciam, dão um o falso testemunho de Cristo. A estes Ele diz: "Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ (Lc 13,27b).
5. Decerto, como vimos nesse relato, o Senhor Jesus nos ensina que um dos grandes obstáculos para se entrar no Reino de Deus, é a injustiça; mas também o apego às riquezas, a falta de perdão e das obras de misericórdia. As vãs preocupações, a falta de amor ao próximo e a dureza de coração, também são obstáculos e por vezes intransponíveis.
6. De fato, vivemos num mundo onde o que mais importa aos homens são as riquezas materiais, os prazeres carnais, a fama repentina e o poder temporal, e cada qual a seu modo, busca aparecer e tirar proveito disso mesmo que falte com a caridade, negue a fé ou faça pouco caso dos que crêem.
.
7. Com efeito, as almas que se entregam ao maligno por uma vida de pecados trilham o seu caminho infernal, por isso, vivem atormentadas e só pruduzem frutos maléficos, e assim entram pela porta larga da perdição eterna, aonde não existe esperança de salvação.
8. Por isso, escutemos atentamente esta exortação do salmista: "Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores. Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite." (Sl 1,1-2).
9. E neste outro o salmista pergunta: "Senhor, quem morará em Vossa casa e no Vosso Monte Santo, habitará? É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
10. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor. Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!" (Sl 14).
.
11. Amados irmãos e amadas irmãs, não é que os falsos anunciadores não tenham consciência do pecado que estão cometendo; na verdade, por lhes faltar o temor de Deus, eles insistem no mal que estão fazendo. No entanto, o Senhor os alertar sobre o dia do juízo final: "Ali haverá choro e ranger de dentes." (Lc 13,28a). Então, "Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça." (Lc 8,8c).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário