PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 16,9-15)(11/11/23).
.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, será que já nos perguntamos quais os valores pelos quais devemos lutar a fim possui-los tendo como único objetivo realizar a vontade de Deus? Com certeza não são as riquezas materiais. Porque elas são apenas cinzas e nada mais que isso, então, não ponhamos nelas o nosso coração.
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
2. Caríssimos, interroguemos à nós mesmos, o que temos de fato além do sopro de vida que respiramos? Pensando bem, entendemos que a vida natural é feita de momentos respiratórios e nada além disso. E pensar que a qualquer momento poderemos esse sopro de vida que temos.
3. Decerto, por mais que alguém se esforce em muito possuir, ao morrer, nada levará consigo, a não ser a ganância pela qual se deixou dominar. São Paulo na primeira carta a Timóteo, escreveu: "Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto." (1Tm 6,7-8).
.
4. E ainda nesta mesma carta (cf. 1Tm 6,6-10) nos faz entender que o acúmulo e o apego ao dinheiro é a causa primária de todos os males que existem na face da terra, pois a função dos bens criados é apenas suprir as necessidades naturais, porque sem esse objetivo tornam-se armadilhas traiçoeiras que nos impõem um pesado fardo se nelas caírmos.
.
5. Com efeito, tudo pertence somente a Deus, e no entanto, Ele se nos deu a conhecer, por Seu Filho, Jesus Cristo, pobre e crucificado, como se nada possuísse. E assim nos ensina que o bem maior que temos é a vida, e que sem ela nenhum bem visível vale coisa alguma.
.
6. Por isso, escutemos atentamente esta exortação do Senhor: "Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder a sua vida? Ou que dará o homem em troca da sua vida? Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”. (Mt 16,26; Lc 16,15).
.
7. Portanto, caríssimos, a riqueza material para o mundo é sinônimo de glamour, ostentação, poder, fama e glória humana. E isso é tão instigante aos olhos dos homens que não é fácil encontrar um ser humano que não queira ficar rico ou que nunca sofreu tal tentação.
.
8. Todavia, a resposta do Senhor Jesus no Evangelho de hoje é o antídoto que nos liberta do apego às riquezas deste mundo: "Filhinhos, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas! É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que o rico entrar no Reino de Deus." (Mc 10,24-25). Destarte, infeliz do ser humano cuja ganância é o deus a quem adora.
.
9. Amados irmãos e amadas irmãs, muitos têm vivido buscando apenas as riquezas materiais, no entanto, tenhamos em conta de que tudo o que existe é nada em vista da herança que espera na vida eterna.
10. Em suma, eis o que diz o Senhor: "Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração." (Mt 6,20-21). Ou seja, "Tudo passa; só Deus permanece. Agarrar-se ao que é transitório é desligar-nos do que é permanente." (São Leão Magno).
11. Então, digamos com o patriarca Jó: "Nu saí do ventre de minha mãe, nu voltarei. O Senhor deu, o Senhor tirou: bendito seja o nome do Senhor!" (Jó 1,21). De fato, o que Deus nos dá ou nos tira, é sempre em vista da nossa salvação, por isso, confiemos na sua Divina Providência, porque ela nunca falha. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário