PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,7-10)(14/11/23)
.
1. Amados irmãos e amadas irmãs, no final do Evangelho de hoje o Senhor Jesus disse:
"Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer." Ora, por que somos servos inúteis mesmo realizando o devido trabalho?
2. Porque tudo é dom de Deus, tudo são graças derramadas, e não méritos de nossa parte. Por isso mesmo, devemos fazer tudo por amor a Deus, com Deus e para Deus levando a sua santa vontade para todos em vista da salvação de todos.
Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.
3. Caríssimos, sábios aos olhos de Deus são aqueles que se confiam a Ele e o servem de todo coração, isto é, sem apego à própria vontade. Na verdade, sem apego algum, porque assim escutam a Sua voz e o seguem fielmente. Uma vez que somente Deus tem todo poder e tudo governa por sua Divina Providência. Então, não queiramos usurpar o que não nos pertence.
4. De fato, os verdadeiros servos de Cristo não buscam as glórias deste mundo, muito menos os elogios dos homens; não se dão aos colóquios inúteis e não se deixam levar pelos maus procedimentos. Não buscam posições sociais ou vantagens pessoais, pois, como ensinou são João Batista, "convém que o Senhor cresça e que nós diminuamos."
.
5. Com efeito, se pôr a serviço do Reino de Deus significa praticar as virtudes próprias do Reino de Deus (cf. Gl 5,22-23), porque somente assim tal serviço é eficaz e benéfico. De fato, o único objetivo de um servo de Cristo é a salvação das almas que estão distantes Dele e que, por isso, ainda não experimentam o seu amor.
6. São Paulo nos ensina que Jesus é o nosso grande Deus e Salvador, e que felizes são aqueles que o seguem, o servem e nele põem toda sua esperança, aguardando a sua vinda gloriosa. Disse ele: "Mas um dia apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens.
.
7. E, não por causa de obras de justiça que tivéssemos praticado, mas unicamente em virtude de sua misericórdia, ele nos salvou mediante o batismo da regeneração e renovação, pelo Espírito Santo, que nos foi concedido em profusão, por meio de Cristo, nosso Salvador,
para que a justificação obtida por sua graça nos torne, em esperança, herdeiros da vida eterna." (Tt 3,4-7).
.
8. Em uma de suas homilias, assim se expressou são Paulo VI: "Sou um enviado de Cristo para anunciar o evangelho; sou um apóstolo, sou sua testemunha, dou testemunho do seu nome, Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo.
.
9. É Ele que revela a visibilidade de Deus; Ele é o primogênito de toda criação e o fundamento de todas as coisas. Ele é o Mestre da humanidade e o seu Redentor. Ele nasceu, morreu e ressuscitou por nós; Ele é o centro da história e do mundo; é aquele que nos conhece e nos ama; é Ele o companheiro e amigo de nossa vida.
.
10. Ele é o homem das dores e da esperança; é Ele que virá um dia para ser o nosso juiz, enfim, Dele esperamos a plenitude de nossa existência, a felicidade eterna. Eu jamais poderei deixar de falar Dele, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida."(Insignamenti IX (1971),1241).
.
11. Amados irmãos e amadas irmãs, a disponibilidade em servir livremente, é a virtude própria dos que amam a Deus incondicionalmente, isto é, dos que não lhe impõem os próprios critérios nem a própria vontade; pelo contrário, respondem ao seu chamado como Maria Santíssima respondeu: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1,38). Amem! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário