PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 8,31-42)(24/03/21)
Caríssimos, "a verdade incomoda no reino da mentira", e por causa disso, inocentes são condenados barbaramente por não se aliarem aos mentirosos, aos que se arvoram de sábios e entendidos; mandatários e senhores; donos de tudo e de todos. Ora, à estes diz o Senhor: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (Jo 8,32).
O Evangelho de hoje nos mostra dois tipos de seguidores de Cristo; os que acolhem a sua Palavra e a põe em prática, e assim se tornam seus verdadeiros discípulos; e os que o seguem, para contesta-lo, repreende-lo, injuria-lo e persegui-lo, com palavras e atos, como que a dizer-lhe: te seguimos, mas não te acolhemos, porque não te pertencemos.
Certa feita, disse o Beato João Duns Scoto: "Ser livre é escolher o Bem, o Sumo Bem, e o Sumo Bem é Deus." De fato, só existe liberdade num coração que se deixa governar por Cristo Jesus; como Ele mesmo disse: "Se, portanto, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres." (Jo 8,36). Corroborando com isso, escreveu são Paulo: "Ora, o Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2Cor 3,17).
Portanto, caríssimos, continuemos escutando as exortações de são Paulo: "Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, porque toda a lei se encerra num só preceito: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18)." (Gl 5,13-14).
Destarte, sigamos fielmente o Senhor Jesus como seus verdadeiros discípulos, isto é, conduzidos pelo Seu Santo Espírito, bem como meditamos na Carta aos Romanos: "Pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8,14).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário