PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 11,27-28)(10/10/29)
.
Caríssimos quando o elogio não chega ao essencial, é preciso corrigi-lo até que chegue a ele e sirva de exemplo para todos. É isso o que vimos no Evangelho de hoje em que uma mulher do meio multidão diz a Jesus: “Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram”. Ao que o Senhor acrescentou: "Muito mais felizes são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática”.
.
Todavia, alguém poderá perguntar, mas como guardar a Palavra de Deus? Exatamente como Jesus está dizendo, ou seja, como sua Mãe a guardou na arca santa do seu ventre, isto é, com a sua vida, obedecendo em tudo à vontade do Pai. Aliás, Ele também o disse: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada." (Jo 14,23).
.
O santo Padre, o Papa Francisco, referindo-se à essa passagem bíblica, exortou: "Conserva, pois, a Palavra de Deus como fazes com os alimentos [...], já que se trata do «Pão da vida» (Jo 6,35), do verdadeiro sustento da alma. [...] Guarda também tu a Palavra de Deus, porque são bem-aventurados os que a guardam (cf. Lc 11,27). Guarda-a de tal modo que ela entre no mais íntimo da tua alma e penetre em todos os teus sentimentos e costumes. Alimenta-te deste bem e a tua alma deleitar-se-á na abundância.
.
Não te esqueças de comer o teu pão, não suceda que desfaleça o teu coração; pelo contrário, sacia a tua alma com este manjar delicioso. E, se assim guardares a Palavra de Deus, certamente ela te guardará a ti. Virá a ti o Filho em companhia do Pai, virá o grande Profeta que reedificará Jerusalém e renovará todas as coisas (cf At 3,22; Jl 4,1; Ap 21,5)."
.
Portanto, caríssimos, todos os dias escutamos muitas palavras, mas nenhuma delas se compara à Palavra de Deus, uma vez que somente Ela tem o poder de santificar as nossas almas quando a pomos em prática, porque, de fato, a Sua Santa Palavra é a única regra que nos conduz a vida eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário