PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Lc 1,26-38)(07/10/20)
.
Caríssimos o dom da oração é o espaço sagrado onde encontramos o Senhor; e esse encontro requer silêncio, escuta, diálogo. Ora, Deus criou todas as coisas e Se faz sempre presente junto à nós seus filhos e filhas; Ele que criou nossos sentidos nos escuta e nos responde; e tudo isso fez por Sua Divina Palavra, que nos comunica, basta que façamos silêncio nos pensamentos para acolhe-la.
.
No Evangelho de hoje Jesus nos ensina o modo como devemos encontrar o Pai, ensinando-nos a oração do Pai nosso. De fato, quando encontramos alguém famoso de nossa sociedade ficamos como que sem palavras, e quando aquele momento passa, dizemos: "a ficha ainda não caiu", isto é, ainda estamos estupefatos, surpresos, maravilhados, etc.
.
Com muito mais razão assim também deve ser o nosso encontro com Deus, nosso Pai celestial, nosso Sumo Bem, por meio da nossa oração, pois, é por ela que Ele nos comunica o Seu amor, a Sua benevolência, a Sua Santa Vontade. Porém, cabe a nós, nos predispor, nos entregar e deixar acontecer o Seu querer e executar para Nele permanecermos.
.
A Igreja hoje celebra a memória de nossa Senhora do Rosário. Ora, toda oração é encontro, por isso, ao rezarmos o santo Rosário celebramos o encontro do Arcanjo Gabriel com Maria Santíssima, ele que veio do céu para anunciar o nascimento de Jesus, o Filho amado de Deus, o Emanuel (Deus conosco), gerado no seu santo ventre por obra e graça do Espírito Santo. É no Santo Rosário que encontramos a Santíssima Trindade e em comunhão com Maria, nossa mãe, meditamos os mistérios da nossa salvação.
.
Portanto, caríssimos, todas as ações divinas acontecem pela oração; todas as graças são derramadas em nossas almas pela oração. Desse modo, a nossa oração é um ato de amor a Deus sobre todas as coisas, porque não buscamos as coisas, mas a Ele mesmo e todas as graças e bênçãos, como Jesus nos ensinou.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário