PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,25-37)(05/10/20)
Caríssimos a vivência autêntica da fé é traduzida pelas graças recebidas e partilhadas; mas isso só é possível mediante a prática da Palavra do Senhor que já contém em si o poder que nos move à vive-la autenticamente. Sem dúvida Deus criou todas as coisas dentro de uma ordem precisa para que não haja desordem nem confusão no nosso modo de ser e estar no mundo.
.
Na primeira leitura de hoje são Paulo mostra aos Gálatas que o Evangelho de Jesus está sendo adulterado e já revela o resultado nefasto desse desvario: "Irmãos, admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro evangelho.
.
Não que haja outro evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o evangelho de Cristo. Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado. Como já dissemos e agora repito: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado."
.
No Evangelho de hoje: "um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?” Jesus lhe disse: “Que está escrito na Lei? Como lês?” Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e a teu próximo como a ti mesmo!” Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”.
.
Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?” Foi então que Jesus lhe contou a Parábola do bom samaritano concluindo que o importante não é o posto que ocupamos, mas sim a misericórdia que praticamos sem distinção de pessoas; pois na vida somos bons samaritanos, mas em certos momentos também precisamos de bons samaritanos para nos ajudar.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário