PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 19,1-10)(17/11/20)
Caríssimos, a liturgia de hoje nos mostra que mesmo nos que estão afastados da graça de Deus, existe uma pré-disposição para a conversão, isto porque o mal que praticam lhes tira a paz e a alegria de viver. De fato, toda pessoa que pratica o mal vive mergulhada na infelicidade que o mal gera. Como vimos na primeira leitura: "Tens fama de estar vivo, mas estás morto. Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar!"
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, ao discorrer sobre esta liturgia, disse: "O Evangelho de hoje apresenta-nos um episódio acontecido em Jericó, quando Jesus chegou à cidade e foi acolhido pela multidão (cf. Lc 19, 1-10). Em Jericó vivia Zaqueu, o chefe dos «publicanos», ou seja, dos cobradores de impostos.
.
Com efeito, o Evangelho narra que, quando Jesus o chamou, «todos murmuravam: “Ele vai hospedar-se na casa de um pecador” (v. 7). O povo considerava-o um ladrão, que se enriqueceu à custa dos outros. E se Jesus tivesse dito: “Desce tu, explorador, traidor do povo! Vem falar comigo para ajustar as contas!”. Certamente o povo teria aplaudido. Ao contrário, começaram a murmurar: “Jesus vai à casa dele, do pecador, do explorador”».
.
Ora, mas o olhar de Jesus vai além dos pecados e dos preconceitos. Isto é importante! Devemos aprendê-lo. O olhar de Jesus vai além dos pecados e dos preconceitos; ele vê a pessoa com os olhos de Deus, que não se detém no mal passado, mas entrevê o bem futuro; Jesus não se resigna aos fechamentos, mas sempre abre novos espaços de vida; não se detém nas aparências, mas olha para o coração.
.
Por vezes, procuramos corrigir ou converter um pecador repreendendo-o, criticando os seus erros e o seu comportamento injusto. A atitude de Jesus com Zaqueu indica-nos outro caminho: o de mostrar a quem erra o seu valor, aquele valor que Deus continua a ver não obstante tudo, apesar de todas as nossas faltas.
.
A Virgem Maria nos ajude a ver o bem que há nas pessoas que encontramos todos os dias, a fim de que todos sejamos encorajados a fazer sobressair a imagem de Deus impressa no seu coração. E assim podemos rejubilar pelas surpresas da misericórdia de Deus! O nosso Deus, que é o Deus das surpresas!"
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário