PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 5,1-20)(30/01/23)
Caríssimos, mal é mal e só faz o mal mesmo quando se transveste de algum bem; enquanto que o verdadeiro bem vem unicamente de Deus, por isso, permanece para sempre. O certo é que estamos em meio a uma grande luta espiritual entre o bem e o mal, na qual o mal existente parece que está vencendo, porém, só parece, porque o bem vence sempre, enquanto que o mal se destrói por si mesmo, e isso por toda a eternidade.
Santo Agostinho nos ensina que "o mal é a ausência do bem", por isso, não existe em si e por se mesmo, ou seja, tende a um fim trágico. De fato, somente Deus é o Supremo Bem e sem Ele tudo perece no para sempre do inferno que nada mais é do que a ausência da Sua presença por toda a eternidade.
No Evangelho de hoje o Senhor Jesus expulsa uma legião de demônios da alma de um homem e os envia à uma manada de porcos que se precipitou nas profundezas do mar morrendo afogados. Com efeito, esse episódio nos ensina que aonde Deus entra expulsa todo o mal que ousa ocupar o espaço que a Ele pertence unicamente.
Portanto, caríssimos, o mistério da iniquidade presente neste mundo só pode ser entendido pela ação da graça de Deus que nos faz experimentar o seu amor e o sua misericórdia em meio às tribulações e adversidades que sofremos por parte do maligno e os seus seguidores.
Destarte, peçamos humildemente ao Senhor Jesus para ocupar todos os espaços de nossas almas, para não sermos perturbados pelas ações do maligno que tenta a todo custo nos dominar, bem como nos ensina são Pedro: "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé.
Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. A ele o poder na eternidade! Amém." (1Pd 5,8-11).
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário