SOL. DE MARIA, MÃE DE DEUS (Lc 2,16-21)(01/01/23)
Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus, e o dia mundial da paz. A maternidade humana é fruto da natureza aberta para acolher a vida e dar a vida na gratuidade do ser. A maternidade divina de Maria Santíssima, é fruto do Espírito Santo que segundo a vontade de Deus Pai gerou Jesus no seu ventre totalmente consagrado a Ele.
Com efeito, esse é um dos mistérios mais sublimes da nossa fé: Deus se tornou homem sem deixar de ser Deus, o Criador se fez criatura sem deixar de ser Criador; com isso compreendemos perfeitamente o seguinificado de Deus ter-nos criado "à sua imagem e semelhança". Decerto, somente o dom da fé nos dá esse entendimento.
Com efeito, Deus criou todas as coisas por amor, por isso, tudo é bom, belo e perfeito, mas, por conta do pecado da desobediência, o mal tentou macular a perfeição das coisas criadas. No entanto, pela encarnação do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, Deus fez novas todas as coisas e por Ele nos faz participantes de Sua Natureza Divina. É esse o perfeito significado da vinda do Seu Filho a este mundo.
Com efeito, como vimos no Evangelho de hoje: "Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido." (Lc 2,21).
"O significado etimológico do nome Jesus, "Deus salva", nos introduz plenamente no mistério do Cristo: da encarnação ao nascimento, à circuncisão, até a realização pascal da morte-ressurreição, Jesus é em todo o seu ser a perfeita benção de Deus, e dom de salvação e de paz para todos os homens, em seu nome somos salvos (cf. At 2,21; Rm 10,13). (Missal Romano pg. 112).
Em seu discurso na Assembleia das Nações Unidas, (04/10/65), disse o Santo Padre, são Paulo VI, repetindo as palavras do ex-presidente dos EUA, John Kennedy: "A humanidade deve pôr fim à guerra, ou a guerra porá fim à humanidade." A paz, a paz deve guiar o destino dos povos e da humanidade toda! Se quereis ser irmãos, deixai cair as armas de vossas mãos. Não se pode amar com armas ofensivas em punho."
Portanto, caríssimos, rezemos humildemente com a oração litúrgica deste dia: "Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, dai-nos contar sempre com a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."
"Salve, ó santa mãe de Deus, vós destes à luz o rei que governa o céu e a terra pelos séculos eternos."
Um santo e feliz ano novo para tidos!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário