PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA
(Mc 2,23-28)(17/01/23)
Amados irmãos e amadas irmãs, paz e bem, sejam bem-vindos a nossa meditação diária; o nosso modo de ser no mundo deve seguir em tudo o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo, como nos ensinou são João: "Aquele que afirma permanecer em Cristo deve também viver como ele viveu. (1Jo 2,6).
De fato, o Senhor Jesus fez em tudo a vontade do Pai e nos ensinou a fazer o mesmo. Por isso, não vemos no seu comportamento nenhuma imposição ou rigidez, mas sim um jeito simples e misericordioso de lidar com as nossas fraquezas nos libertando delas.
Meditemos com amor e atenção este Pequeno Sermão de hoje.
Caríssimos, sabemos que para melhor organizar o nosso viver de cada dia existem as leis, as regras e os mandamentos que nos disciplina evitando de perdermos o rumo certo por conta da própria vontade mal governada. Ora, mas tal disciplina não pode ser algo tão rigoroso que não dê espaço para a espontaneidade e a concórdia que traz o equilíbrio evitando exageros.
Desse modo, quando a vida é vivida como expressão da presença de Deus, ela se torna mais leve, pois, quando as nossas relações estão impregnadas das virtudes da humildade, do amor, da bondade, da solidariedade e de todas as outras virtudes eternas, isso é sinal da presença do Espírito Santo em nossas almas, que torna o nosso convívio fraterno repleto de compreensão e bem estar para todos.
Com efeito, no Evangelho de hoje, os Fariseus que eram tidos como puros, e por isso, se achavam no direito de julgar, criticar e condenar os que não seguissem o seu jeito rígido de interpretar as leis de Deus, se voltaram contra Jesus e os seus discípulos como se fossem transgressores da lei. "Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?”
Portanto, caríssimos, muito cuidado com "o fermento dos Fariseus" que incha o ego, o tornando cego a ponto de não enxergar a beleza da liberdade humana repleta de misericórdia e caridade que potencializa o nosso viver em Deus.
Por isso, o Senhor Jesus os alertou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”. Ou seja, sem amor e misericórdia a lei se torna letra que mata quem a interpreta sem o seu verdadeiro sentido que é a salvação de todos.
Amados irmãos e amadas irmãs, decerto, o sentido da nossa vida neste mundo é vivermos em comunhão com Deus fazendo a Sua Vontade expressa por Seu Filho amado, nosso Senhor Jesus Cristo, conduzidos pelos Espírito Santo no seio da Sua Santa Igreja; fora disso a vida perde todo sentido de ser.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário