PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 9,9-13)(21/09/20)
.
Caríssimos, hoje a Igreja celebra a Festa de são Mateus que foi chamado pelo Senhor quando exercia uma das atividades mais desprezadas pelos Judeus, ou seja, cobrar impostos do povo eleito para dar aos invasores Romanos; e por isso, era chamado publicano, isto é, pecador público como Zaqueu.
.
Porém, uma das frases de Jesus mais reveladora da misericórdia de Deus, é esta: "Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Ora, ao escutarmos essa frase o Senhor nos dá a certeza de que veio para nos salvar, porque todos somos pecadores necessitados da Sua Divina Misericórdia.
.
De fato, nenhum de nós pode afirmar que nunca pecou ou que não tem pecado, bem como escreveu são João: "Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade." (1João 1,8-9).
.
Portanto, caríssimos, Deus nos ama e usa sempre de misericórdia para conosco por meio do Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo; por isso, nunca vai deixar de agir em nosso favor, não obstante o alto grau de pecaminosidade dos seres humanos; porque, de fato, Ele enviou o Seu Filho amado para perdoar os nossos pecados e nos conduzir à vida eterna.
.
Destarte, de Mateus que era tido como um pecador público Jesus o transformou em um grande santo, que continua pregando a Sua Boa Nova até o fim dos tempos, por meio do Evangelho que escreveu; assim, também nós mantenhamos a nossa confiança na Sua Infinita Misericórdia, porque é dela que brota a nossa salvação.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário