PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mt 1,18-23)(08/09/20)
Caríssimos, a Santa Igreja hoje celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora, ou seja, o dia do seu nascimento. Ora, assim como no início da criação, os nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados puros, imaculados; de igual modo, assim também Deus Pai fez nascer à Santíssima Virgem Maria em vista da encarnação do Seu diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, para realização do Seu Plano para a nossa redenção.
De fato, a Criação é uma obra perfeita, porém, dentro do santo propósito com o qual Deus a criou, ou seja, a nossa participação na Sua natureza divina (cf. 2Pd 1,3-11) por meio da obediência à Sua Santa Vontade.
O fato é que, com o advento do pecado da desobediência de parte dos anjos e dos homens, o mal se instalou nessa obra de tal forma que para extirpar-lo, se fez necessário a encarnação, morte e ressurreição do Seu Filho, Jesus Cristo.
Com efeito, após o pecado dos nossos primeiros pais, Deus não os abandonou ao infortúnio da queda, mas permaneceu sustentando todas as coisas criadas com Sua Onipotência Divina, dando-lhes a promessa da salvação eterna, por meio de uma mulher cujo descendente derrotaria o maligno, autor do pecado e da morte.
Portanto, caríssimos, o nascimento da Santíssima Virgem Maria e do seu Filho Jesus Cristo, é o cumprimento e a realização dessa promessa feita por Deus a Adão e Eva (cf. Gn 3,15). Destarte, nessa Festa da Natividade de Nossa Senhora, o Senhor nos recorda que somos Seus filhos e filhas adotivos em Seu Filho, Jesus Cristo, e que temos como mãe a Sua Mãe, Maria Santíssima.
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário