.
Caríssimos a Igreja hoje celebra a memória de são Timóteo e são Tito, discípulos e sucessores de são Paulo na missão que lhes foi confiada por Cristo Jesus, à qual foram fiéis até o fim, como vimos nas Cartas escritas à eles pelo Apóstolo dos gentios. De fato, eles foram os grandes colaboradores de Paulo no início da pregação do Evangelho.
.
Com efeito, eles foram também os primeiros bispos da Igreja diretamente ordenados por Paulo se tornando os legítimos sucessores dos Apóstolos na tarefa da pregação do Evangelho, da administração dos Sacramentos, da formação de novas comunidades e dos novos sucessores, como comprovam as Cartas à eles dirigidas pelo Apóstolo.
.
O Concílio Vaticano II assim descreve esta belíssima sucessão e missão: "Nesta Igreja de Cristo, o romano pontífice, como sucessor de Pedro, a quem o mesmo Cristo mandou que apascentasse as suas ovelhas e os seus cordeiros (cf Jo 21,15s), está revestido, por instituição divina, de poder supremo, pleno, imediato e universal, em ordem à cura das almas.
.
Também os bispos, constituídos pelo Espírito Santo, sucedem aos apóstolos como pastores das almas e, juntamente com o sumo pontífice e sob a sua autoridade, foram enviados a perpetuar a obra de Cristo, Pastor eterno. Na verdade, Cristo deu aos apóstolos e aos seus sucessores o mandato e o poder de ensinar todas as gentes, de santificar os homens na verdade e de os apascentar." (Concílio Vaticano II, «Christus Dominus», 1, 2-6).
.
Portanto, caríssimos, rezemos pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por todos os bispos, sucessores dos Apóstolos; peçamos a intercessão de são Timóteo e são Tito, eles que foram os primeiros ordenados depois dos Apóstolos, a fim de que cresça cada vez mais o número dos que receberão a salvação tornando-se novos membros do Corpo Místico de Cristo que é a Igreja.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário