PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 6,34-44)(05/01/20)
.
Caríssimos, na vida estamos sempre interagindo conosco, com os outros e principalmente com Deus; porque o viver é um dinamismo constante sem o qual tudo perde o sentido de ser. No Evangelho de hoje Jesus nos ensina que a fé e a oração são as virtudes que nos leva a superar a finitude de nossa natureza por meio da Providência Divina que vem em nosso socorro sempre que pedimos.
.
Com efeito, tais virtudes nos foram dadas para multiplicarmos o bem que nos vem de Deus, e faze-lo chegar à todos sem exceção, como vimos neste Evangelho. Isto porque, infelizmente, no mundo em que vivemos os bens materiais tornaram-se sinônimo de acúmulo para usufruto de poucos, enquanto milhões são excluídos e vivem na miséria. Ora, este não é o mundo que Deus criou e quer para os seus filhos e filhas.
.
Meditemos, então, as lições que o Senhor nos dá no milagre da multiplicação dos pães para a multidão faminta. Primeiro, Ele "teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas." Segundo, diante da preocupação dos Apóstolos, mostrou-lhes que não basta preocupar-se, mas sim apresentar a Deus as nossas preocupações e necessidades mediante as súplicas e ações de graças.
.
Com efeito, por estes exemplos o Senhor nos ensina que tudo o que pomos nas mãos de Deus, por meio de nossa oração, não fica sem resposta, uma vez que age imediatamente em nosso favor por Sua Divina Providência e Misericórdia. Desse modo, não existe barreiras entre nós e Deus, basta confiar e entregar tudo à Ele para que realize em nosso favor os seus desígnios salvíficos.
Portanto, caríssimos, assim como o Senhor Jesus não agiu sem a colaboração dos Apóstolos, em favor da multidão faminta, de igual modo também nos chama para que o sirvamos em santidade e justiça todos os dias de nossa vida; cabe a nós dizer sim, como o disse a Santíssima Virgem Maria, a Sua e nossa Mãe.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário