.
Caríssimos, "A Epifania do Senhor é a Solenidade que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Messias, o Filho de Deus e Salvador do mundo. É o acolhimento da Boa Nova da Salvação no mistério da Encarnação. Esta primeira manifestação se dá aos reis magos que, guiados por uma estrela, chegam a Belém e, ao ver o Menino com Maria, sua Mãe, ajoelham-se diante Dele e o adoram.
.
Segundo são Beda (Sec. VII): "Estes reis vieram de lugares diferentes e se encontram, buscando um mesmo sentido para o surgimento de uma luz diferente no céu. Melquior, cujo nome quer dizer “meu Rei é luz”, veio de Ur, na Caldeia; é ele quem oferece o ouro. Gaspar, cujo nome quer dizer “aquele que vai confirmar”, veio do mar Cáspio; é ele quem oferece o incenso. E, por fim, Baltazar, cujo nome quer dizer “Deus manifesta o Rei”, veio do Golfo Pérsico; é ele quem oferece a mirra."
.
Esses três reis representam as raças e os povos de todo o mundo. Por isso, a Epifania recorda-nos que o único lugar onde podemos encontrar Deus nesta terra é na humanidade de Jesus. Jesus é o maior sinal de Deus para a vida do povo. Após encontrarem o Menino, a estrela desapareceu, pois ela era apenas sinal de onde se encontrava a verdadeira luz, que é Jesus, o Filho de Deus." (https://www.a12.com/redacaoa12/liturgia/entenda-o-que-e-a-solenidade-da-epifania-do-senhor)
.
Portanto, caríssimos, como vimos, a luz da estrela que apontando para Cristo iluminou a vida dos três sábios que o encontraram, o adoraram e ofereceram-lhe presentes proféticos, também brilhou para nós no batismo, é a Luz do Espírito Santo que nos conforma a Cristo em sua humanidade nos fazendo participantes de Sua Divindade.
.
Destarte, que brilhe sempre a Luz de Cristo em nossa vida para que refletindo-a, a manifestemos a todos aqueles que ainda se encontram na obscuridade deste mundo necessitados da Luz do Seu amor, da Sua Divina Misericórdia.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário