Homilia do 3°Dom do Tempo Comum (Mc 1,14-20)(24/01/21)
Caríssimos, esta liturgia de hoje nos leva à participação no plano divino da nossa salvação que consiste em viver o que Deus dispôs à nosso favor para sermos santos como Ele é Santo. Trata-se do seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo. A Sagrada Escritura nos mostra que todos somos peregrinos neste mundo; nesse sentido, são Paulo foi preciso, ao dizer: "Pois a figura deste mundo passa."
.
No Evangelho de hoje Jesus chama ao Seu seguimento quatro irmãos pescadores, Pedro e André, Tiago e João, que estavam ao longo da praia exercendo sua profissão. De fato, o Senhor Jesus é o único doador da vida eterna, por isso mesmo, é o único que dá sentido ao nosso ser e estar no mundo; sem Ele não existe nenhuma esperança que realmente aponte para o nosso devir eterno.
.
Com efeito, o seguimento de nosso Senhor Jesus Cristo, se dá nas mais diversas vocações, cujo único objetivo, é alcançar a santidade e com ela o Reino de Deus. Desse modo, à uns Ele chama ao matrimônio, à outros à vida consagrada, outros ainda ao celibato permanente; mas, à todos Ele chama a serem Igreja Santa, Seu Corpo Místico, Sacramento Universal da Salvação.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, no 56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, disse: "O Senhor não quer que nos resignemos a viver o dia a dia, pensando que afinal de contas não há nada por que valha a pena comprometer-se apaixonadamente e apagando a inquietação interior de procurar novas rotas para a nossa navegação.
.
Se às vezes nos faz experimentar uma "pesca miraculosa", é porque nos quer fazer descobrir que cada um de nós é chamado – de diferentes modos – para algo de grande, e que a vida não deve ficar presa nas redes do sem-sentido e daquilo que anestesia o coração.
.
Em suma, a vocação é um convite a não ficar parado na praia com as redes na mão, mas seguir Jesus pelo caminho que Ele pensou para nós, para a nossa felicidade e para o bem daqueles que nos rodeiam."
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário