PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 1,67-79)(24/12/20)
Caríssimos, hoje é véspera do dia em que Deus nasceu como um de nós sem deixar de ser Deus, comprovando o que já havia dito, ou seja, que nos criou à sua "imagem e semelhança". Quanta beleza, singeleza e alegria na simplicidade do menino Jesus com sua Mãe, a Virgem Maria, e seu pai adotivo são José.
.
Com efeito, nesta noite o mundo inteiro viu resplandecer a Luz de Deus única, porque distinta de todas as luzes; ora, só em contemplar tão sublime esplendor já nos sentimos atraídos e chamados à vivencia-lo, pois, eis se que traduz no amor sem igual que se rebaixa à nossa humilde condição para nos fazer participantes de Sua Divindade.
.
O Santo Padre, o Papa Francisco, atualizando a comemoração do Natal do Senhor, disse: “o Natal nos convida a refletir, por um lado, sobre a dramaticidade da história, em que homens e mulheres, feridos pelo pecado, procuram incessantemente a verdade, a misericórdia e a redenção; e, por outro, sobre a bondade de Deus, que veio ao nosso encontro para nos comunicar a Verdade que salva e para nos tornar participantes da sua amizade e da sua vida.
.
Podemos superar esta sensação de desconcerto inquietador [em que vivemos atualmente por conta desta pandemia], sem nos deixar dominar pelas derrotas e fracassos, na consciência redescoberta de que aquele Menino humilde e pobre, escondido e indefeso, é o próprio Deus, que se fez homem para nós.
.
Esta realidade nos dá muita alegria e coragem. Deus não nos desdenhou, não passou ao nosso lado, não desprezou a nossa miséria, não se vestiu de um corpo aparente, mas assumiu plenamente a nossa natureza e condição humana. É um de nós. É como nós.
Nada excluiu, exceto o pecado, única coisa que Ele não tem. Toda a humanidade está n’Ele. Ele assumiu tudo o que somos, tal como somos. Isto é essencial para a compreensão da fé cristã. O Natal é a festa do Amor encarnado e nascido para nós em Jesus Cristo. Ele é a luz dos homens que resplandece nas trevas, que dá sentido à existência humana e a toda a história”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário