PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 5,17-26)(07/12/20)
.
Caríssimos, o Profeta Isaías começa essa liturgia de hoje com um lindo poema profético: "Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus."
.
Com efeito, Deus criou a terra como um belíssimo jardim florido, um paraíso, mas os homens iludidos pelo maligno, tentam transforma-la num inferno; todavia, Deus nos ama e por Seu amado Filho Jesus, nascido da Virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo, nos liberta deste mundo e das mazelas causadas pelos pecados aqui praticados.
.
No Evangelho de hoje Jesus curou um paralítico da paralisia do pecado e da paralisia física, deixando a multidão estupefata: "Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!" Por outro lado, os escribas e fariseus murmuravam e interiormente o acusavam de blasfemia por ter dito ao paralítico: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
.
De fato, ao ver a fé daqueles que transportavam o paralítico o poder misericordioso do Senhor agiu sobre ele e assim se realizou a libertação tanto desejavam. Ora, com isso, o Senhor nos ensina duas grandes lições para a vivência da fé: o poder de Deus age sempre na vida daqueles que buscam realizar a sua vontade e cheios de temor o glrificam por suas maravilhas; mas, nunca na vida dos que o julguam, porque estes não dão espaço para a fé em seus corações.
.
Portanto, caríssimos, os exemplos bíblicos são caminhos de perfeição que o Senhor nos abriu para que o sigamos fielmente em sua via de santidade até que cheguemos à plenitude do Seu Reino, à vida eterna.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário