.
Caríssimos irmãos e irmãs, Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, veio à este mundo para purifica-lo da mancha do pecado como afirmou são João Batista: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"; e, ainda: "É Ele quem vos batizará no Espírito Santo e no fogo." Desse modo, o Senhor Jesus faz novas todas as coisas.
.
A liturgia de hoje nos dar a conhecer o perfil de Jesus, a Sua identidade por meio de Sua árvore genealógica descrita por Mateus e que muito tem a nos dizer tanto teologicamente quanto humanamente, pois, o Senhor veio à este mundo assumindo nossa humanidade sem deixar de ser Deus, e isso é revelado por seu nome: "Emanuel, Deus conosco".
.
No primeiro caso, o Senhor manifesta a Sua Divina Misericórdia, perdoando os pecados, purificando seus descendentes. No segundo caso, na sua árvore genealógica se faz presentes homens e mulheres, coisa inconcebível para os valores e os costumes religiosos daquele povo, ou seja, bem como escreveu são Paulo: "Porque, diante de Deus, não há distinção de pessoas." (Rm 2,11).
.
Referindo-se à esse episódio, disse o Papa Francisco: "No Evangelho, ouvimos a genealogia de Jesus, que não é uma mera lista de nomes, mas história viva, história de um povo com o qual Deus caminhou e, ao fazer-Se um de nós, quis anunciar que, no seu sangue, corre a história de justos e pecadores, que a nossa salvação não é uma salvação assética, de laboratório, mas concreta, uma salvação de vida que caminha.
.
Jesus é o Emanuel que nasce e o Emanuel que nos acompanha todos os dias, é o Deus conosco que nasce e o Deus que caminha conosco até ao fim do mundo." (Papa Francisco, trechos de sua homilia, 8 de setembro de 2017).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário