VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

NOS CAMINHOS DO SENHOR

“Todos os caminhos do Senhor são graça e fidelidade, para aqueles que guardam sua aliança e seus preceitos”. (Sl 24,10).

É muito bom saber que não há outro caminho para o encontro definitivo com Deus Pai senão o caminho da obediência em Cristo Jesus. Aqui nesse nosso mundo natural, trilham-se vários caminhos, mas todos esses caminhos trilhados não passam de veredas que dão a lugar nenhum; assim, os homens trilham os seus próprios caminhos sem se darem conta que são caminhos de morte, e isso sabemos pelo resultado desses caminhos; pois, se conhece a árvore pelos frutos que dá. 

Para nós que seguimos o caminho da perfeição em Cristo Jesus, sabemos que tudo concorre para o bem daqueles que amam o Senhor e não hesitam em segui-lo fielmente, carregando com Ele a cruz que para nós é certeza de ressurreição; pois, a cruz é a porta estreita da salvação e por ela nos exercitamos na mais profunda das experiências humanas que é o amar a Deus acima de todas as coisas, com todas as nossas forças, com todo o nosso ser e entendimento.

Quem, em nosso meio, nunca passou por alguma dificuldade seja ela qual for? Quem nunca chorou as perdas que comumente acontece em meio às provações deste mundo? Sofrimentos são tantos e todos os dias, mas mesmo nos sofrimentos temos lampejos de alentos, de alegria que amenizam nossa dor; temos o conforto da fé e do amor de Deus que nos aponta para o alto da cruz nos dizendo, que é preciso a perseverança porque após a tempestade vem sempre a bonança.

“Considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações, sabendo que a prova da vossa fé produz a paciência. Mas é preciso que a paciência efetue a sua obra, a fim de serdes perfeitos e íntegros, sem fraqueza alguma”. (Tg 1,2-4). “Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos”. (Heb 12,7-8).

“É verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz. Levantai, pois, vossas mãos fatigadas e vossos joelhos trêmulos (Is 35,3). Dirigi os vossos passos pelo caminho certo. Os que claudicam tornem ao bom caminho e não se desviem. Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor”. (Heb 12,11-14).

Porque “Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela”. (1Cor 10,13). Pois, é impossível amar e servir ao Senhor e não experimentar a sua graça e consolação em toda sua plenitude; é impossível alguém ser fiel a Deus e não viver debaixo do seu divino amparo. 

Portanto, quando Jesus nos diz: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”. (Mt 16,24). É porque Ele nos dar a garantia que nos conduzirá à morada eterna, lugar definitivo da consolação dos justos, da felicidade dos eleitos; daqueles que sofreram com Ele as angustias dos inocentes e permaneceram fiéis a toda prova e desafio de fé, na certeza de que o que prevalece para sempre é o amor à verdade e à vontade de Deus que nos criou para a Sua Glória.

Paz e Bem!

terça-feira, 9 de setembro de 2008

"PRECISAMOS ENCONTRAR DEUS"


“Precisamos encontrar Deus, e não é na agitação nem no barulho que o encontramos. Deus é o amigo do silêncio. Em que tamanho silêncio não crescem as árvores, as flores e a erva! Em que tamanho silêncio não se movem as estrelas, a lua e o sol! Não é nossa missão dar Deus aos pobres dos casebres? Não um Deus morto, mas um Deus vivo e que ama”. 

“Quanto mais recebermos na oração silenciosa, mais podemos dar na nossa vida ativa. Precisamos de silêncio para sermos capazes de tocar as almas. O essencial não é o que dizemos, mas o que Deus nos diz e o que diz através de nós. Todas as palavras que dissermos serão vãs se não vierem do mais íntimo; as palavras que não transmitem a luz de Cristo aumentam as trevas”. Beata Teresa de Calcutá (1910-1997).

“Os nossos progressos na santidade dependem de Deus e de nós próprios, das graças de Deus e da própria vontade que temos de ser santos. Temos de assumir o compromisso vital de atingir a santidade. «Quero ser santo» significa: quero desligar-me de tudo o que não é Deus, quero despojar o coração de todas as coisas criadas, quero viver na pobreza e no despojamento, quero renunciar à minha vontade, às minhas inclinações, caprichos e gostos, e tornar-me o dócil servo da vontade de Deus”. Beata Teresa de Calcutá (1910-1997).

Eis o que é preciso fazer e viver para nos conformarmos a Cristo Jesus e assim assumirmos a nossa filiação divina desde já, pois, essa é a vontade do Senhor a nosso respeito. Quem encontra Deus no silêncio e vive na sua presença constantemente, experimenta o mais salutar dos prazeres: amar a Deus com toda a vida. Nada se compara a uma alma perfeitamente unida a Deus pelo amor e isso só é possível mediante a submissão a ele que nos amou primeiro.

O amor é o fundamento de toda a criação e tudo o que se faz na vida que não tenha o aval do amor, torna-se lixo imprestável, torna-se contradição, perversão, perdição e tudo o que não condiz com aquilo para o qual Deus nos criou. Portanto, no amor de Deus está a fonte da vida e quem se deixa amar por Ele, amando-o até o fim, deixa-se conduzir pelo Seu Espírito que nos eleva em santidade e justiça até atingirmos a perfeição do Seu Reino Eterno.

Paz e Bem!

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

OS DOIS CAMINHOS

 
Deus, Criador e Senhor de todas as coisas e também de nossa redenção; O Todo Eterno e Infinito nos chama a partilhar Consigo de nossa vida. Porque sem Ele nada somos nada podemos, visto que Ele é a única razão do existir e os seres humanos devem cooperar para manterem o bem estar e o equilíbrio da criação, pára a salvação de todas as coisas; pois, entre a criação e a salvação humana, existe o consentimento, o acolhimento da Vontade Divina para que tenhamos vida plenamente.

Sim, estamos trilhando a via definitiva de nossa existência; não há volta, esta caminhada é única, só seguimos, nunca voltamos. Por isso, devemos escolher bem o caminho para chegarmos ao porto seguro da salvação e esse caminho único e verdadeiro é Cristo, autor e consumador de nossa fé. Por Ele temos acesso ao Pai de nossas almas; por Ele vencemos todos os obstáculos que nos impusemos a nós mesmos; por Ele somos portadores de todas as graças e bênçãos dos céus; por Ele, enfim, nos tornamos participantes da Natureza Divina, herdeiros da glória eterna de Deus e imagem perfeita do Seu Ser.

Muitos estão escolhendo o caminho do pecado, seja ele qual for: mentira, fornicação que é o pecado contra a castidade, drogas, violência; ideologias as mais diversas: seiche-no-ie, astrologia, cartomancia, neo nazismo, gangues, comunismo, teologias da “libertação” e outras; e ainda as falsas religiões tipo: espiritismo e seus derivados, protestantismo e suas divisões, a famigerada nova era; sem contar os modismos: rock, punk, hip hop, tatuagens, consumismo, star wars, mangas, Herry potter, novelas e filmes de cunho heréticos ou imorais, etc.

Por meio de tudo isso se revela a desobediência aos mandamentos da Lei de Deus; daí vem o porquê desse nosso mundo está tão enfermo, mergulhado na violência e toda espécie de maldade. Grande parte da humanidade vive como se Deus não existisse, por isso, impera a fome, a miséria, as doenças físicas, psíquicas, morais e espirituais; os resultados são: hospitais, manicômios, cadeias e cemitérios superlotados e a injustiça reinando em toda parte.

A corrupção é a bola da vez em todas as esferas da sociedade, desde a política e seus mandatários até a justiça e seus titulares; nos órgãos públicos, nos meios de comunicação social e nos mais variados seguimentos sociais; ela é um sinal visível da presença do mal no coração humano; os homens escondidos no pecado agem a partir do pecado, cometendo toda espécie de desvario.

Por abandonarem nosso Único e Soberano Deus, Caminho, Verdade e Vida, se instalou a confusão e a desordem em nosso meio e já não se sabe mais por onde caminhar; deram asas ao mal e, pretensamente deixaram ele reinar, por causa dos pecados cometidos, mesmo sabendo o justo castigo que merece quem se dá a essas práticas nefastas.

O que dizer? Que pergunta cabe mais depois de tudo isto? Qual caminho estamos seguindo? A quem acompanhamos neste caminhar? O que move os nossos corações? O que será da criação e de nossa vida eternamente? Existe ainda alguma saída?

Só o arrependimento, o perdão de nossos pecados e a mudança de rumo e de vida poderá nos livrar do mal que se abaterá sobre essa nossa infeliz humanidade. (Leia Salmo 1).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv. 


terça-feira, 2 de setembro de 2008

"O MAL POR SI MESMO SE DESTRÓI"

“O MAL POR SI MESMO SE DESTRÓI”

Deus é eterno e tudo cria para o eterno, essa é uma verdade que experimentamos em nós mesmos, visto que desejamos sempre a vida e nunca a morte; ora, esse desejo é um indício de que o Senhor nos fez para a eternidade e se estamos aqui na temporalidade é para testemunharmos essa verdade.

Por acaso, existe uma afirmação mais evidente a respeito da vida do que esta: a vida é um dom de Deus e para Deus há de voltar? Também por acaso, algum ser subsiste sem que Deus o permita? E por que essa permissão, se temos a percepção do mal e em Deus não exista mal algum? Certamente, essas perguntas exigem no mínino uma resposta que seja convincente. Vejamos, pois.

São Paulo nos ensina: “Porque é em Deus que temos a vida, o movimento e o ser...” (At 17,28 a) e ainda: “Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém”. (Rm 11,38). Então, qual é o sentido da vida e por que o mal existe? O Sentido da vida é eterno, porque fomos criados para a eternidade mesmo no tempo, ou seja, já somos eternos em Deus; porém, o mal consiste na não correspondência a esse amor de Deus que nos sustenta na vida.

E como correspondemos a esse amor de Deus? São Paulo também nos fala sobre isso: “Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito”. (Rm 12,1-2).

E quanto ao mal, e, o que será daqueles que agem perversamente? Existe um ditado popular muito interessante: “O mal por si mesmo se destrói”. Em outras palavras, quem pratica a maldade não terá nada mais além da maldade praticada e já a experimenta em seu viver imediatamente; como também aqueles que vivem segundo a vontade de Deus, experimentam prontamente os frutos dessa Sua vontade. Porque é impossível ser honesto, sincero, simples, humilde, bondoso, amoroso e fiel e não experimentar tudo isso no mais íntimo de si mesmo.

Logo, cada um com o seu modo de ser, de pensar, de falar, de sentir e viver projeta na realidade presente o que há de ser eternamente, seja para o bem ou para o mal. De uma coisa tenhamos certeza: todos os dons e capacidades para vivermos em comunhão perfeita com o Senhor foi nos dado. Além do que, graça alguma nos faltará para atingirmos a perfeição desejada e querida pelo Criador e Pai de nossas almas que nos sustenta e nos governa. 

Eis o que São Paulo nos diz na Carta aos Efésios: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que do alto do céu nos abençoou com toda a bênção espiritual em Cristo, e nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis, diante de seus olhos”. (Ef 1,3-4).

“No seu amor nos predestinou para sermos adotados como filhos seus por Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua livre vontade, para fazer resplandecer a sua maravilhosa graça, que nos foi concedida por ele no Bem-amado. Nesse Filho, pelo seu sangue, temos a Redenção, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça que derramou profusamente sobre nós, em torrentes de sabedoria e de prudência”. (Ef 1,5-8).

Portanto, ninguém poderá se justificar diante de Deus pelo mal praticado, a não ser que haja um arrependimento verdadeiro e uma transformação que leve o penitente à uma prática que seja agradável ao Senhor; do contrário, o ímpio certamente pagará por suas impiedades; enquanto que o justo experimenta aqui e por toda a eternidade os frutos da retidão dos seus atos, mesmo que momentaneamente sofra as tribulações e desafios de fé que são próprias daqueles que não se rendem à mentalidade deste mundo.

“Afora vós, o que há para mim no céu? Se vos possuo, nada mais me atrai na terra. Meu coração e minha carne podem já desfalecer, a rocha de meu coração e minha herança eterna é Deus. Sim, perecem aqueles que de vós se apartam, destruís os que procuram satisfação fora de vós. Mas, para mim, a felicidade é me aproximar de Deus, é pôr minha confiança no Senhor Deus, a fim de narrar as vossas maravilhas diante das portas da filha de Sião”. (Sl 72,25-28).

Paz e Bem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...