VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

ORAÇÃO, HUMILDADE E CONFIANÇA INABALÁVEL..


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 7,1-10)(16/9/24).

.
1. Caríssimos, na vivência da fé e em nossas orações temos muito a aprender, e isso porquê, no mais das vezes, rezamos conforme os nossos interesses, querendo que se faça a nossa vontade. De fato, quando rezamos com o coração, isto é, com nossa consciência, é nela que Deus nos fala e responde às nossas orações.
.
2. Decerto, precisamos compreender que Deus é o nosso Criador e nós somos suas criaturas, e exatamente por isso, é um imenso privilégio encontra-lo e falar com Ele cheios de reverência, como vimos no Evangelho de hoje na oração do Centurião, feita com humildade e confiança inabalável. 
.
3. Com efeito, a nossa interação com o Senhor Jesus sem dúvida acontece por meio da oração como encontro, isto é, num diálogo amoroso, em que falamos com Ele, mas também o escutamos, e não apenas expondo o que queremos, mas sim, desejando fazer a vontade do Pai como Ele o fez.
.
4. Muitos dizem: eu rezo tanto e não recebo, porém, não percebem que rezar não é só pedir, mas sim, interagir, dialogar, louvar, agradecer, adorar, ter consciência da infinita grandeza de Deus, e reconhecer que sem Ele nada somos, nada podemos, e que só existimos por conta da Sua Divina Misericórdia.
.
5. Escutemos, então, o que disse são Pedro a esse respeito: "Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no tempo oportuno. Confiai-lhe todas as vossas preocupações, porque ele tem cuidado de vós." (1Pd 5,6-7). 
.
6. Ora, isso corrobora com o que nos ensinou o Senhor Jesus: "Porque todo aquele que se exaltar será humilhado, e todo aquele que se humilhar será exaltado." (Lc 14,11). De fato, precisamos amar o Senhor de todo o nosso coração, querendo sempre o seu querer, pois, o seu querer é o único que nos dá a vida eterna.
.
7. Desse modo, as nossas orações são atendidas porque nascem da necessidade de amar a Deus sobre todas as coisas e amar-nos uns aos outros como a nós mesmos. Pois, sem essa humilde condição nos pomos diante de Deus como se Ele dependesse de nós; e não nós dependêssemos Dele.
.
8. Portanto, caríssimos, rezar é como respirar; pois, assim como a vida natural depende cem por cento do ar que respiramos, de igual modo, a vida sobrenatural depende do ar da graça do Espírito Santo, que vem até nós pelos pulmões da nossa oração; uma alma que não reza, morre de inanição espiritual, porque não encontra Deus, não interage com Ele, não o ama e nem se deixa amar por Ele.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

domingo, 15 de setembro de 2024

O caminho para o céu passa pela cruz...


 Homilia do 24°Dom do tempo comum (Mc 8,27-35)(15/9/24).

.
1. Caríssimos, na Carta aos Hebreus existe uma recomendação para mantermos os olhos fixos no Senhor Jesus, pois, nele se encontra o perfeito fundamento da nossa fé, como diz o texto a seguir: "Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus. 
.
2. Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus. Considerai, pois, atentamente aquele que sofreu tantas contrariedades dos pecadores, e não vos deixeis abater pelo desânimo." (Hb 12,1b-3).
.
3. Por isso, nunca nos ponhamos na vida querendo salvar a própria vida, porque se assim for, vamos perde-la; mas se a perdermos por amor ao Senhor e ao Santo Evangelho, a teremos eternamente, como Ele mesmo ensinou.

4. "Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perde-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salva-la-á." (Mc 8,34-35). Ou seja, "A salvação é obra de nosso Deus, que está assentado no trono, e do Cordeiro." (Ap 7,10)
.
5. Ora, a vida presente nos foi dada em função da vida eterna, é esse o verdadeiro sentido do nosso viver neste mundo; o Senhor Jesus no Evangelho de hoje nos chama a identifica-lo, como fez com a gente do seu tempo e os Apóstolos. 
.
6. Todavia, identifica-lo tem o mesmo sentido de aceitar o seu e o nosso martírio por amor e obediência ao Pai, por isso, de nada adianta identifica-lo e querer seguir por outro caminho fora da vontade do Pai, que significa amor incondicional, isto é, abandonar-se inteiramente em suas mãos, como o fez nossa Senhora, os Apóstolos e todos os santos.
.
7. Portanto, caríssimos, não existe outro caminho para se chegar ao céu fora da cruz de Cristo; qualquer outra vereda ou atalho é desvio de rota que nos leva a lugar nenhum. Por isso, "a nossa proteção está no nome do Senhor que fez o céu e a terra" (Sl 120); porque se assim nos entregarmos a Ele, nada temos a temer, pois embora essa porta seja estreita, é por ela que entramos na vida eterna. 
.
Paz e Bem! 
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

sábado, 14 de setembro de 2024

Exaltação da Santa Cruz...


Festa da Exaltação da Santa Cruz (Jo 3,13-17)(14/9/24)
.
1. Caríssimos irmãos e irmãs, todos nós que aqui vivemos temos consciência de que um dia haveremos de morrer; e isso constatamos a todo momento ao vermos a morte natural abater cada vivente de quem ela se aproxima. 
.
2. Ó morte, cruel, impiedosa, insana, sem misericórdia, de quem nenhum ser vivente pode escapar senão somente pelo o poder de Deus, que nos enviou o Seu Filho amado, para banir-te para sempre por sua morte de cruz. Doravante com sua vinda gloriosa tu não existirás mais. 
.
3. De fato, Jesus, o Senhor de toda a Criação, que tem todo poder sobre o céu e sobre a terra, quis se deixar abater como se fosse um simples mortal; todavia, em contra partida, deu-nos a vida eterna por sua ressurreição. 
.
4. Ora, quem poderia imaginar que assim seria? Pois, aquela que parecia invensível, foi abatida quando o abateu, isto é, bebeu do próprio veneno, tornado-se Páscoa para aqueles que Ele salva e por sua infinita misericórdia os conduz ao céu.
.
5. Santa Gertrudes se dirigindo a Deus Pai contemplando o Seu Filho crucificado, assim rezou: "Ó Sabedoria, que despojas o Rei da glória, fazendo dele um espetáculo de desprezo. Fazes depender do cadafalso o resgate do mundo. 
.
6. Só tu pesas e aprecias o valor deste mistério, que paga a dívida de toda a prevaricação. Tu elevas Aquele que é a vida de todos, a fim de que, atraindo-os a Ele na sua morte (cf Jo 12,32), Ele a todos vivifique.
.
7. Ó Amor sapiente! Que curativo utilizas para curar a ferida de todos! Ó amor sapiente, a tua prudência vem em socorro daqueles que estavam perdidos. Tu condenas o Justo a fim de salvar o infeliz culpado. Ó Amor sapiente, a tua sentença é a cura dos infelizes. 

8. Tu defendes a causa da paz. Tu exerces a misericórdia que intercede por nós. Tu, em desígnio prudente, acorres à angústia de todos pela vontade benevolente da tua clemência. Tu pões fim à universal miséria pela obra gloriosa da tua Divina Misericórdia."
.
9. Portanto, caríssimos, a festa da exaltação da Santa Cruz de onde pendeu Jesus, o Filho de Deus, é a festa da vitória sobre o demônio, sobre o pecado, sobre a morte e o inferno. Deste vale de lágrimas e dor somente o Filho do Homem, nascido da Virgem Maria, pode dizer: 

10. "O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.
Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai." (Jo 10,17-18). Ou seja, nenhum poder prevalece sobre o Seu Poder.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

POR QUE JULGAS TEU IRMÃO?


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 6,39-42)(13/9/24)

.
1. Caríssimos, seguir o Senhor Jesus fielmente nesta vida é a maior dádiva que Dele recebemos. Todavia, precisamos nos inteirar que só a Ele foi dado todo poder sobre o céu e sobre a terra e somente Ele julgará os vivos e os mortos no último dia; cabe a nós conservar o santo temor e evitar todo tipo de pecado, especialmente o de julgar e condenar os nossos irmãos e irmãs.
.
2. Aliás, na Carta aos Romanos, São Paulo nos exorta: "Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles.
.
3. Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas corresponde à verdade. Tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, mas as cometes também, pensas que escaparás ao juízo de Deus?" (Rm 2,1-3).
.
4. Também São Tiago falando a respeito desse terrível pecado, escreveu: "Falai, pois, de tal modo e de tal modo procedei, como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento." (Tg 2,12).
.
5. Com efeito, no Evangelho de hoje o Senhor Jesus usa duras palavras para com aqueles que vivem espionando a vida dos outros esquecendo que são tão humanos e pecadores quanto àqueles de quem se fazem juízes. 
.
6. Diz o Senhor: "Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão." (Lc 6,41-42). Ou seja, para ajuda-lo a sair da escravidão do pecado em que se encontra. 
.
7. Portanto, caríssimos, quem só vive para olhar os pecados dos outros, julga-los, critica-los e condena-los, outra coisa não carrega na alma senão os pecados julgados. Ora, a correção fraterna existe e faz um bem enorme, porém, somente quando a verdade que dizemos àqueles que corrigimos não são acusações ou falta de caridade, mas desejo sincero de santidade e justiça para que se corrijam e vivam em estado de graça.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

BEM-AVENTURADOS...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA(Lc 6,20-26)(11/9/24)

.
1. Caríssimos todo apego às coisas deste mundo é nefasto para as almas, e é exatamente por causa desse apego que a humanidade se encontra em constantes guerras fratricidas, isto porque os homens que assim procedem não pensam e nem agem conforme o amor de Deus, que dá a todos generosamente mais que o necessário para terem vida em abundância; no entanto, a maioria pensa e age conforme o egoísmo que nos divide e destrói.
.
2. Com efeito, na Carta aos Colossenses São Paulo assim nos exorta: "Irmãos, se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 
.
3. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. Quando Cristo, nossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória." (Cl 3,1-4).
.
4. Decerto, ele também nos exorta que só é possível alcançarmos essa graça mediante a renúncia de todos os males que adveem dos apegos às coisas passageiras: "Portanto, [diz ele] fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. Tais coisas provocam a ira de Deus contra os que lhe resistem." (Cl 3,5-6).
.
5. No Evangelho de hoje Jesus nos aponta o perfeito itinerário para alcançarmos a santidade que tanto desejamos, ou seja, a perfeita comunhão com Ele, que nos dá a vida eterna. Ora, essa via de perfeição são as bem-aventuranças, que na verdade, são as provações pelas quais passamos por causa do Seu nome. 
.
6. Todavia, elas atraem a sua misericórdia e o seu amor para conosco, pois as sofremos porque o amamos sobre todas as coisas e nos amamos uns aos outros como à nós mesmos, pois o amor com que amamos e somos amados nos faz superar todos os obstáculos que se levantam contra a nossa salvação.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

domingo, 8 de setembro de 2024

A LITURGIA DO SILÊNCIO E DA ESCUTA...


 Homilia do 23° Dom do Tempo Comum (Mc 7,31-37)(08/9/24)

.
1. Caríssimos, um coração vazio da presença divina tende a pensar e agir como se Deus não existisse, e como se a vida não tivesse sentido algum, por isso, tende também a julgar tudo e todos com o rigor e a negatividade do próprio vazio, com isso, cultivam a incredulidade e à agressividade que o leva à uma profunda angústia e a sucessivas crises existenciais, ao estado mórbido de alma, e à depressão.
.
2. Daí percebemos o quanto precisamos cultivar a fé no nosso relacionamento com Deus, com o próximo e com nós mesmos, pois a fé é a força divina que preenche as nossas almas e nos leva a alcançar todas as graças e bênçãos, para assim amarmos a Deus sobre todas as coisas e amar-nos uns aos outros como nós mesmos. 
.
3. De fato, a fé amparada pela oração nos leva a encontrar o Senhor na intimidade de nossas almas e a fazermos com Ele num diálogo amoroso e uma escuta sincera com o intuito da obediência perfeita. Ora, é desse encontro que nasce a disciplina e o exercício espiritual que nos leva à prática das virtudes eternas tão necessárias para sermos santos como Deus é Santo.
.
4. A liturgia de hoje trata do silêncio do coração no nosso encontro com Deus pela oração. De fato, num mundo tão barulhento como o nosso falar do silêncio interior, mais parece falar sem sermos ouvidos; pois, quem realmente para, nem que seja por um instante, para escutar o Senhor? 
.
5. No entanto, o essencial para o nosso bem viver só é possível à medida que escutamos Cristo, como aquele que preenche totalmente a nossa vida. Pois, eis o que diz o Senhor: "Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação." (2Cor 6,2).
.
6. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus realiza a cura de um surdo-mudo, nos ensinando que precisamos ser curados da surdez do coração e da mudez das santas palavras, visto que nesse nosso mundo tecnológico, escuta-se pouco ou quase nada a verdade por Ele anunciada. 
.
7. Sem dúvida, o mundo da Internet fala demasiadamente por palavras e imagens, não para comunicar a verdade que é Cristo; mas sim, para comunicar as mentiras que o inimigo incute, por meio das "Fake News", na mente daqueles que lhe dão todo tempo a ponto de se tornarem viciados e dominados por ele. 
.
8. Portanto, caríssimos, se todo o tempo que é dado à Internet fosse dado ao Senhor Jesus em adoração, louvor, ação de graças; participação na Santa Missa e nas pastorais das nossas paróquias; na oração do santo Terço em família, ou pessoalmente, ou ainda em outros grupos, certamente teríamos pessoas conduzidas pelo Espírito Santo, capazes de todo bem.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

A PESCA MILAGROSA...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA (Lc 5,1-11)(05/9/24)

.
1. Caríssimos, quantas vezes já ouvimos falar de Deus ou mesmo falamos de Deus e de tudo o que diz respeito à Ele? Quantas vezes dirigimos à Ele nossas súplicas, orações, e até nossos lamentos, mas pouco ou quase nunca ouvimos suas respostas? 
.
2. Decerto, aqui vale lembrar que a fé que praticamos não é uma filisofia de vida, nem uma teoria ou algo parecido; a fé é dom do Espírito Santo, com o qual nos relacionamos com Deus, nosso Pai celestial, por meio do seu Filho, Jesus Cristo para fazermos em tudo a Sua Santa Vontade.
.
3. De fato, quantos de nós encontramos o Senhor no mais íntimo de nossas almas e mantemos com Ele um diálogo constante e uma profunda comunhão filial por meio de nossa oração mental ou da escuta e da prática da sua Palavra? 
.
4. Com efeito, vivemos num mundo das novas tecnologias e é difícil encontrar alguém que não tenha celular; e a pergunta que não quer calar é esta: quanto tempo se dá às redes sociais, aos jogos eletrônicos, ao entretenimento e até à páginas não cristãs? Porém, quanto tempo é dado à oração, à meditação e a escuta da Palavra de Deus?
.
5. São Paulo na sua Carta aos Colosensses, os exorta a viverem intensamente sua intimidade com o Senhor.
Diz ele: "Irmãos, rezamos insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito. Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo." (Cl 1,9-10a).
.
6. No Evangelho de hoje a multidão se aglomerou na beira da praia para ouvir Jesus, pois sua Palavra era tudo o que precisavam para encontrar a Deus e permanecer em comunhão com Ele, pois viram a presença de Deus nos sinais que Ele realizava. 
.
7. Ora, o sinal da pesca milagrosa e o convite especial que o Senhor faz a Pedro, Tiago e João, são os mesmos que Ele faz a todos os que foram batizados: "Não tenhais medo! De hoje em diante vós sereis pescadores de homens." Ou seja, é um chamado para segui-lo ungidos pelo Espírito Santo e assim anunciar o Reino de Deus e fazer novos discípulos.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
.

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

A PALAVRA DE CRISTO REVELA O SEU PODER...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 4,38-44)(04/9/24)

.
1. Caríssimos, o pecado da divisão é próprio dos que servem ao maligno, ainda que digam que estão servindo o Senhor Jesus; isso porque o espírito de divisão é o espírito do anticristo. É isso o que meditamos na primeira leitura de hoje em que são Paulo repreende os Coríntios por conta do espírito imundo de divisão.
.
2. Na Carta aos Filipenses, São Paulo escreveu: "Tende um mesmo amor, uma só alma e os mesmos pensamentos. Nada façais por espírito de partido ou vanglória, mas que a humildade vos ensine a considerar os outros superiores a vós mesmos." (Fl 2,3-4).
.
3. "O Evangelho de hoje apresenta-nos Jesus que, depois de ter pregado na Sinagoga de Cafarnaum, cura muitos doentes. Pregar e curar: esta é a atividade principal de Jesus na sua vida pública. Com a pregação Ele anuncia o Reino de Deus e com as curas demonstra que está próximo, que o Reino de Deus se encontra no meio de nós.
.
4. Ao entrar na casa de Simão Pedro, os discípulos intercedem em favor de sua sogra que estava de cama com febre alta; imediatamente o Senhor pega na sua mão, cura-a e diz-lhe para se levantar. Ao pôr-do-sol, quando, tendo terminado o sábado, o povo pode sair e levar-lhe os doentes; Ele cura uma multidão de pessoas atormentadas por doenças de todos os gêneros: físicas, psíquicas, espirituais.
.
5. Tendo vindo à terra para anunciar e realizar a salvação de todo o homem e de todos os homens, Jesus mostra uma particular predileção por quantos estão feridos no corpo e no espírito: os pobres, os pecadores, os possuídos pelo demônio, os doentes, os marginalizados.
.
6. Assim Ele revela-se médico tanto das almas como dos corpos, o bom Samaritano do homem. É o verdadeiro Salvador; Jesus cura, Jesus sara." Jesus purifica corpo e alma e nos conduz pela estrada que nos leva ao céu. (Papa Francisco, trechos do Angelus, 08/02/15).
.
7. Portanto, caríssimos, o que nos surpreende nas palavras do Senhor Jesus, é que elas não são um discurso teórico, mas o seu poder em ação que se traduz em bem estar e libertação de quem o escuta e experimenta de imediato os seus efeitos salvíficos. 
.
8. Decerto, quem encontra o Senhor Jesus se transforma em nova criatura, curada, liberta, salva; por isso, disse o Evangelista: "Ao raiar do dia, Jesus saiu, e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo que os deixasse." (Lc 4,42).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

terça-feira, 3 de setembro de 2024

A LUTA CONTRA AS TENTAÇÕES...


 A LUTA CONTRA AS TENTAÇÕES...

.
1. "As tentações não devem assustar-te; através delas, Deus quer testar e fortificar a tua alma, e ao mesmo tempo dar-te força para as venceres. Até agora, a tua vida foi como a de uma criança; a partir de agora, o Senhor quer tratar-te como adulto. 
.
2. Ora, as provações de um adulto são muito superiores às de uma criança: é por isso que, a princípio, te sentes tão perturbado. Mas a vida da tua alma recuperará rapidamente a paz. Tem um pouco de paciência e tudo correrá para o teu bem.
3. Deixa, pois, de lado essas vãs preocupações. Lembra-te de que o mal não está nas sugestões do maligno, mas no consentimento que damos a essas sugestões. Só uma vontade livre é capaz de fazer o bem ou o mal. 
.
4. Quando a vontade geme sob a provação infligida pelo tentador, se não quer o que te é proposto, isso não é falta, mas virtude. Guarda-te de cair na agitação quando lutas contra as tentações, pois isso só serve para as tornar mais fortes. 
.
5. É preciso tratá-las com desprezo e não lhes dar importância alguma. Volta o teu pensamento para Jesus crucificado, para o seu corpo deposto nos teus braços, e diz: "És a minha esperança, a fonte da minha alegria! Uno-me a Ti com todo o meu ser, e não Te deixarei enquanto não me puseres em segurança".
.
(São (Padre) Pio de Pietrelcina (1887-1968) - Capuchinho
Ep 3, 626 e 570; CE 34).
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv. 

domingo, 1 de setembro de 2024

Homilia do 22° Dom do Tempo Comum...


 Homilia do 22°Dom tempo comum (Mc 7,1-8.14-15.21-23)(01/9/24)

.
1. Amados irmãos e irmãs, a fé que recebemos no batismo se nutre das evidências que Deus nos dá, ao tratar-nos como Seus filhos e filhas. No Antigo Testamento essa evidência se deu precisamente pelos santos mandamentos revelados por Deus a Moisés, como sinal permanente da Sua Presença, ou seja, como Sua Voz escrita falando diretamente ao povo eleito.
.
2. Com efeito, no Novo Testamento essa evidência tornou-se ainda mais direta como nos revela a Carta aos Hebreus: "Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. 
.
3. Ultimamente nos falou por seu Filho, que constituiu herdeiro universal, pelo qual criou todas as coisas. Esplendor da glória (de Deus) e imagem do seu ser, sustenta o universo com o poder da sua palavra." (Hb 1,1-3a).
.
4. Decerto, após sua paixão, morte e ressurreição, o Senhor Jesus, instituiu a Santa Igreja, tendo Pedro e os seus sucessores à sua frente, e também instituiu os Santos Sacramentos como sinais visíveis da Sua Presença entre nós, especialmente a Santa Eucaristia. 
.
5. Desse modo, a Igreja recebeu a missão de comunicar a vida eterna à todos que nascerem da água e do Espírito Santo, como o Senhor Jesus anunciou: "Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus." (cf. Jo 3,5-8). E isto se dá mediante o sacramento do batismo.
.
6. No Evangelho de hoje o Senhor Jesus nos ensina que a prática da fé não se baseia em atos meramente externos, mas sim, no amor com que realmente amamos a Deus e ao próximo como a nós mesmos. Isto porque quando a prática da fé não se baseia na compaixão, piedade, misericórdia, mansidão e todas as outras virtudes, ela não passa de normas humanas sem nenhum fruto de salvação.
.
7. Portanto, caríssimos, a evidência da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho amado de Deus, presente realmente no meio de nós, nos dá a certeza de que por meio da Sua Santa Igreja Ele nos conduz ao Reino dos céus, à vida eterna, bem como nos ensinou: "Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo." (Mt 28,20b).
.
8. Destarte, viver na Presença de Jesus e ser um só com Ele é o que realmente fundamenta a nossa fé. Peçamos a Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe, a graça de alcançarmos do seu Filho Jesus essa bem-aventurança.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...