VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Festa da apresentação do Senhor Jesus no Templo...

 Festa da Apresentação do Senhor (Lc 2,22-40)(02/02/26)

1. Caríssimos, a Igreja hoje celebra a Festa da Apresentação do Senhor no Templo (1ªLit), ou seja, a perfeita doação de Jesus ao Pai por meio de sua Mãe, Maria Santíssima e de São José, seu pai virginal, que o oferecem a Deus em cumprimento à Lei de Moisés, mas também como um pré-anúncio do seu Sacrifício de cruz (2ªLit). 

2. Com efeito, nesta apresentação o Espírito Santo conduz os anciãos, Simeão e Ana, que anunciam sua chegada em cumprimento às profecias. Ou seja, Deus aje em suas almas revelando o seu Filho como o Messias, enviado a este mundo para a salvar seu povo eleito e as nações. 

3. Ora, tudo em Deus é perfeito e por isso mesmo todas as suas obras são isentas da influência do mal; a Sua Vontade é livre e soberana, desse modo, vem a nós por sua infinita mesericórdia numa carne semelhante a nossa, exceto o pecado, em vista da nossa salvação eterna.

4. Ao celebrarmos esta festa acendemos velas lembrando que Jesus é a verdadeira luz que ilumina as trevas deste mundo como anunciou Simeão: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

5. Sem dúvida, estamos vivendo os tempos proféticos ou escatológicos, que trata dos últimos acontecimentos de nossa história, ou seja, do cumprimento das profecias anunciadas por Jesus em preparação à Sua Parusia, ou seja, à sua segunda vinda.

6. Portanto, caríssimos, preparemo-nos, por meio da oração, penitência, vivência dos Sacramentos e a prática das boas obras; pois, como o Senhor anunciou: "Estai, preparados, porque, à hora em que não pensais, virá o Filho do Homem." 

7. Destarte, quem caminha nesta vida com Cristo ressuscitado nada tem a temer, mas somente agradecer por todas as graças derramadas em nossas almas, por fazermos a sua santa vontade, que é amor, bondade, verdade, justiça, santidade e todas as outras virtudes eternas.

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

A Regra que leva à vida eterna...

 Homilia do 4°Dom do Tempo Comum (Mt 5,1-12a)(01/02/26)

1. Caríssimos, certa feita disse o Senhor: "Pobres vós tereis sempre convosco. A mim, porém, nem sempre me tereis." (Mt 26,11). Com efeito, Ele disse isso num dos momentos mais difíceis de sua presença neste mundo em que estava prestes a ser traído por Judas. De fato, ao mencionar os pobres Ele o faz como um deles, pois tudo o que ensinou tem como fundamento o seu modo de ser e estar no mundo.

2. Com efeito, nas leituras desta liturgia se evidencia a revolução que o Senhor Jesus veio trazer a este mundo; não uma revolução armada cujo objetivo é a tomada do poder temporal; mas sim uma revolução salvífica cujo objetivo é a inversão de valores, em que o amor aos pobres os liberta da miséria, e os preenche de dignidade dando-lhes o ampara necessário para se sentirem filhos e filhas de Deus.

3. O Evangelho de hoje é o início do Sermão da Montanha com as Bem-aventuranças, que é a espinha dorsal do ensinamento do Senhor Jesus, é também a regra da vida eterna, caminho de perfeição, pois quem por ele segue nunca tropeça porque tem no auxílio da graça de Deus a força para percorrer-lo sem sofrer dano algum.

4. Todavia, perguntemos: como viver as bem-aventuranças? A resposta está em cada uma delas, uma vez que como filhos e filhas de Deus nada queremos fora da sua vontade, desse modo, ser pobre é não se apegar a nada, é dar e receber providencialmente o que somente a Deus pertence. Desse modo, ser puros de coração é ter em Deus o prazer que nos santifica, e nos liberta do prazer egoísta que nunca nos satisfaz.

5. Ser mansos, sentir fome e sede de justiça, ser misericordiosos, promotores da paz mesmo em meio às perseguições, calúnias, mentiras e todo tipo de maldade, significa sermos conduzidos pelo Espírito Santo para realizarmos em tudo a vontade de Deus, nosso Pai, convictos de que Ele nos livra de todo o mal.

6. Portanto, caríssimos, "o sentimento profundo de desapego e pobreza, justiça e sinceridade, são as dimensões do coração novo que acolhe a Palavra de Deus que nos salva. Pois, só podemos descobrir a riqueza dos dons de Deus à medida que vivemos a experiência das bem-aventuranças." (MR).

7. "A meta que o Senhor Jesus nos indica com o sermão da montanha, antes de ser atingida por nossos esforços, é um dom que se obtém pela oração." (MR). De fato, a oração é a graça de todo momento para todas as situações de nossa vida, de modo que, "quem reza nunca está sozinho". Rezemos, então, com amor e atenção esta linda oração: "Senhor, ensina-me a rezar com simplicidade, a confiar mesmo no silêncio e a descansar em Teu amor. Que minha vida [Senhor] seja uma oração. Amém."

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria OFMConv.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...