VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

MARIA DOS MIL NOMES...

MARIA DOS MIL NOMES...

"E o nome da Virgem era MARIA" (Lc 1,27).

O nome de uma pessoa diz respeito à identidade dessa pessoa ou mesmo à missão a que essa pessoa se destina; assim, mais que identidade o nome revela o essência de cada ser diante de Deus. É como dizia São Francisco de Assis: “O homem é o que é aos olhos de Deus e nada mais”.

Ora, com Maria não seria diferente, pois, a Virgem representa a suma flor da humanidade, isto é, a magnificência da humana criatura, pois, ninguém mais bela do que ela, ninguém mais pura do que a Virgem que concebeu o Salvador do mundo, pela ação do Espírito Santo. E é por isso que ela foi concebida sem pecado original e recebeu um tão grande e único privilégio, ser a mãe de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Não resta dúvida que Maria é única; seu nome hebraico Miriam significa: senhora soberana; aquela que traz consigo a força da vida. Realmente, por sua missão e escolha de Deus, ela carrega consigo alguns privilégios que a fazem participante direta da obra da redenção do seu Filho amado. Eis alguns privilégios da Virgem: Imaculada Conceição, Santa mais que todas entre as mulheres; Mãe do Filho de Deus, Virgem Santíssima, visto que traz, o Santo dos Santos, o Senhor dos senhores, o Rei dos reis, no Sacrário do seu Ventre; e por conseqüência disso, ela é Medianeira de todas as graças e Mãe da Igreja.

“Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas”! (Lc 1,41-45).

“E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo”. (Lc 1,46-49).

Constatada essas maravilhas do Senhor na vida da Virgem Mãe, sua profecia começou a se cumprir em todas as partes da criação como havia anunciado, “todas as gerações me proclamarão bem-aventurada”. Assim, “Fatos de sua vida ou lugares aonde viveu deram-lhe nome: Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora do Sim, Nossa Senhora de Belém, Nossa Senhora do Desterro, Nossa Senhora da Apresentação, Nossa Senhora do Cenáculo, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória”. Também “lugares ou aparições ou intervenções sua deram-lhe nome: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de Salete e Nossa Senhora de Guadalupe”, etc. (Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS - Revista Aparecida, nº38).

E ainda, “praticamente todos os países católicos têm Nossa Senhora como sua padroeira, sob um título especial. Vejamos alguns países da América Latina: Brasil - Nossa Senhora da Conceição Aparecida; Colômbia - Nossa Senhora de Chiquinquira; Venezuela - Nossa Senhora de Coromoto; Peru - Nossa Senhora da Evangelização; Bolívia - Nossa Senhora de Copacabana; Chile - Nossa Senhora do Carmo; Paraguai - Nossa Senhora da Assunção; Argentina - Nossa Senhora de Lujan; Uruguai - Nossa Senhora dos Trinta e Três (relembra os 33 homens que, sob a proteção de Nossa Senhora, empreenderam a independência do país em 1825)”. (Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS - Revista Aparecida, nº38).

A grandeza de Maria, Mãe de Deus e da Igreja, justifica plenamente tantos títulos e nomes lhe foram dados; aliás, eles “são expressões de amor e carinho, com que queremos homenagear nossa Mãe espiritual, procurando, de certa maneira, tornar mais pessoal o nosso relacionamento com Ela”. (Dom Mário Teixeira Gurgel, SDS - Revista Aparecida, nº38).

Caríssimos, é preciso entender, porém, que esses títulos e nomes se referem à mesma e única Virgem Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. É como escreveu o cantor Roberto Carlos em uma de suas canções: “Todas as nossa Senhoras são a mesma Mãe de Deus”.

Virgem Santíssima: rogai por nós!

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...