VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

SER APÓSTOLO, É UM CHAMADO ESPECIAL...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Mc 3,13-19)(19/01/24)


1. Caríssimos, o único sentido da missão evangelizadora é fazer chegar o anúncio do nome de Jesus e o poder da Sua Palavra Redentora à todas as almas, por obra e graça do Espírito Santo. Mas, isso requer de nós adesão total ao Senhor e a disposição de servi-lo de todo o nosso coração e com todas as nossas forças, como o fizeram os Apóstolos, os primeiros que foram chamados por Ele.
.
2. Ao comentar este Evangelho, disse o Papa Francisco: "Com efeito, «apóstolo», é uma palavra grega que quer dizer «mandado», «enviado». O apóstolo é uma pessoa mandada, enviada a fazer algo, e os Apóstolos foram escolhidos, chamados e enviados por Jesus, para dar continuidade à sua obra, ou seja, para rezar — é a primeira tarefa do Apóstolo — e, a segunda, anunciar o Evangelho. 
.
3. Isto é importante, porque quando pensamos nos Apóstolos, poderíamos pensar que só foram anunciar o Evangelho, e realizar muitas obras. Mas nos primórdios da Igreja houve um problema porque os Apóstolos deviam fazer muitas coisas e então constituíram os diáconos, a fim de que lhes sobrasse mais tempo para rezar e anunciar a Palavra de Deus. 
.
4. Quando pensamos nos sucessores dos Apóstolos, os Bispos, incluído o Papa, porque também ele é Bispo, devemos perguntar se, em primeiro lugar, este sucessor dos Apóstolos antes de tudo reza e depois anuncia o Evangelho: isto significa ser Apóstolo, e por isso a Igreja é apostólica." (Papa Francisco, audiência geral, 16/10/13).
.
5. "Deste modo, os bispos, orando e trabalhando pelo povo, espalham multiforme e abundantemente a plenitude da santidade de Cristo. Pelo ministério da Palavra, comunicam a força de Deus para a salvação dos que creem (cf. Rom 1,16) e, por meio dos sacramentos, cuja distribuição regular e frutuosa ordenam com a sua autoridade, santificam os fiéis." (C. D. "Lumen Gentium", sobre a Igreja, § 26).
.
6. Comentado esse mesmo Evangelho, disse santo Agostinho: "Os bem-aventurados Apóstolos, foram os primeiros a ver Cristo suspenso na cruz; choraram a sua morte e ficaram atemorizados pelo prodígio da sua ressurreição, mas, logo a seguir, transportados de amor por esta manifestação do seu poder, não hesitaram em derramar o próprio sangue para atestar a verdade do que tinham visto. 
.
7. Pensai, irmãos, no que foi pedido a esses homens: ir por todo o mundo pregar que um morto tinha ressuscitado e subido ao céu; e sofrer, devido à pregação dessa verdade, tudo o que aprouvesse a um mundo insensato: privações, exílio, cadeias, tormentos, carrascos, feras ferozes, a cruz e a morte. 
8. Teriam sofrido tudo isso por um desconhecido? Teria Pedro morrido para sua própria glória? Teria pregado em proveito próprio? Ele morria e Outro, que não ele, era glorificado por essa morte; ele foi morto e Outro foi adorado. Só a chama ardente da caridade, unida à convicção da verdade, pode explicar semelhante audácia! 
.
9. Eles pregavam o que tinham visto. Ninguém morre por uma verdade da qual não está seguro. Ou deveriam eles negar o que tinham visto? Mas não negaram, antes pregaram esse morto que sabiam estar perfeitamente vivo. 
.
10 Eles sabiam por que vida desprezavam a vida presente, sabiam por que felicidade suportavam provas passageiras, por que recompensa padeciam todos esses sofrimentos. A sua fé pesava mais na balança que o peso do mundo inteiro." (Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (norte de África), doutor da Igreja - Sermão 311, 2).
.
11. Portanto, caríssimos, a fé é o dom por excelência que nos une a Cristo, que por sua vez nos conduz ao Pai, pelo Espírito Santo, como Ele mesmo disse: "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão." (Jo 16,13). Ou seja, é o Espírito Santo que nos garante a autenticidade da sua mensagem salvífica. Amém! Assim seja!
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...