VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quarta-feira, 4 de junho de 2008

A DIMENSÃO SOCIAL DA VOCAÇÃO HUMANA

A VOCAÇÃO HUMANA DE VIVER EM SOCIEDADE OU A DIMENSÃO SOCIAL DA VOCAÇÃO HUMANA

“Vivei em boa harmonia uns com os outros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisa modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens.” (Rm 12,16-17)

Como todo chamado, a vocação do homem para viver em sociedade nasce da União Trinitária, Sociedade Perfeita fundamentada no Amor e somente Nele: o Pai que Ama o Filho; o Filho que ama o Pai; o amor do Pai pelo Filho e do Filho pelo Pai, gera o Espírito Santo, formando a Comunidade Perfeita de Amor.

Quando Deus criou o homem disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra.” (Gn 1,26). “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." (Gn 1,27).

E ainda: “Nele (Cristo) foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele.” (Col 1,16). Por meio dessas passagens bíblicas vemos a ação das pessoas divinas em sociedade, nos ensinando com isso como devemos viver nossa vocação social. Temos como exemplo desse seguimento as primeiras comunidades cristãs que viviam a nova sociedade baseada no amor do Senhor: “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum.” (At 2,44). “A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém dizia que eram suas as coisas que possuía, mas tudo entre eles era comum.” (At 4,32).

Pelo que percebemos, nestes textos, o homem foi criado para agir em conformidade com o seu criador a partir do propósito divino a seu respeito: viver em comunhão uns com os outros e com toda a criação até chegarmos todos à plenitude da perfeição à qual estamos destinados. Ou seja, a sociedade idealizada pelo Senhor de nossas vidas passa impreterivelmente pelo cuidado, não só de uns pelos outros, mas também por toda a obra criada, desde os animais até toda forma de vida que comporta esse nosso planeta. Mas não é isto que está ocorrendo em nossos dias atuais.

Porque o nosso mundo está enfermo, em estado de coma profundo, prestes a ter um colapso nervoso fatal. E tudo por conta da não comunhão com a vontade de Deus. Vemos isto nas instituições governamentais e não governamentais, nas instituições religiosas, familiares; nos meios de comunicação social e nos mais variados seguimentos de nossa sociedade; ao que parece reina o desvario de mentes insanas e perversas que impõem todo tipo de contra valores, a ponto de não pouparem nem a vida humana e muito menos a nossa fauna e flora.

Os efeitos dessa desobediência às Leis de Deus são: o deserto de valores humanos e eternos que nos cerca; as catástrofes naturais; as doenças malignas incuráveis; a perversão de toda espécie; o tráfico e consumo de drogas; comércio ilegal de armas; violência desenfreada; roubos, seqüestros, corrupção, assassinatos etc.
E o pior de tudo é que homens e mulheres envolvidos nisso, não aprendem, não se convertem e continuam semeando os mesmos erros, se afastando ainda mais da vontade do Senhor. O resultado é o caos e o inferno em que a humanidade se encontra. De fato, estamos vivendo o começo do fim.

Porém, nem tudo está perdido visto que, Deus, Criador e Senhor de todas as coisas, nos chama a partilhar Consigo nossa vida, pára, como os primeiros cristãos, formarmos uma sociedade baseada no Seu Amor e no Propósito divino para o qual nos criou. Porque sem Ele nada somos nada podemos, uma vez que Ele é a nossa única razão de ser e existir no mundo.

Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...