VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quinta-feira, 21 de maio de 2009



















OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS.

Introdução.

“Eu sou o Senhor teu Deus, que te fiz sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses além de mim.” ( Dt 5,6s)

A ordem existe para que não haja a desordem. Ora, Deus , Criador de todas as coisas, em sua infinita sabedoria, nos comunicou o desejo de perfeição para que tivéssemos em nós as leis naturais capazes de nos conduzir ao seu infinito amor, para que as criaturas humanas, criadas à sua imagem e semelhança, buscassem assim de todo o coração, as riquezas de sua santidade para viver em harmonia umas com as outras até a plenitude da comunhão de toda a vida.

Com o advento do pecado, a criação toda entrou em desarmonia e, por conseqüência, na desordem de toda natureza. Daí, porque precisou Deus ordenar tudo novamente com sua lei para que “onde abundou o pecado”, superabundasse a graça e os homens, com seu perdão, voltassem à paz e à comunhão com seu Criador e com as demais criaturas.

No evangelho de São Mateus aparece a figura de um jovem rico que faz a seguinte pergunta a Jesus: “Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?”. Ao que Jesus responde: “Se queres entrar pra a Vida guarda os mandamentos.” E cita para seu interlocutor os preceitos que se referem ao amor ao próximo: “Não matarás, não adulterarás, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe”. E depois acrescenta, como que resumindo estes mandamentos: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 19,16-19), ou seja, é preciso voltarmos ao primeiro amor se quisermos viver a harmonia do início da criação, e isto só se dá mediante a obediência às leis de Deus.

Com relação ainda aos mandamentos da Lei de Deus, vejamos o que Moisés nos fala no Livro do Deuteronômio: “Eis que vos ensinei leis e decretos que o Senhor meu Deus me ordenou para que os pratiqueis ... Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: “Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!” Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos?” (Dt 4, 5-7).
Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...