VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

quinta-feira, 18 de junho de 2009

CONSELHOS DE UM CENOBITA

CONSELHOS DE UM CENOBITA.

Entre os cenobitas do deserto de Fará, onde fica o Monte Sinai, havia um de profunda sabedoria, apurado na penitência e nas práticas ascéticas; era ancião venerado como santo homem de Deus, e os habitantes daquela região vinham a ele para aconselharem-se e beberem da fonte de sabedoria que emanava de seu coração.

Achegavam-se ao padre espiritual pedindo-lhe a benção ou para confessarem seus pecados e imediatamente o homem de Deus os atendia, dirigindo-os nos caminhos da fé, da piedade e boas obras. Muitas eram as conversões e visível o aumento do fervor naquele povo. Certa feita pediram ao santo ancião que lhes falasse a respeito da vida e da morte, da virtude e do vício, do céu e do inferno, ao que o homem de Deus respondeu:

Há muito, homens e mulheres se perguntam: que é a vida? Quem de fato somos? De onde viemos e para onde vamos? Paira nos corações humanos uma profunda angústia pelo fato de nunca se ter dado uma resposta convincente a essas perguntas e diante da peste, da fome, das guerras, das catástrofes naturais e da morte, aumenta ainda mais essa angústia ao verem que o mundo e os homens caminham para o caos.

Filhos e filhas de Deus muito amado, o eterno é hoje, pois, tudo o que fazemos no tempo é para a eternidade que o fazemos; além disso, não existe o destino personificado, o homem é o que é aos olhos de Deus e nada mais. Não passamos de um sopro quando perdemos a esperança de salvação, e no mundo dos homens não há ateus, pois quando alguém afirma não crer em Deus, Criador do céu e da terra; crê no deus objeto de sua afirmação e mesmo quando deixar de crer também nele acreditará por fim na morte, pois dará cabo da própria existência. Assim, ‘o pior inimigo do homem é ele mesmo’. É preciso vencer-se a si mesmo para vencer todos os inimigos visíveis e invisíveis.

“Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá. Quem semeia na carne, da carne colherá a corrupção e a morte; quem semeia no Espírito de Deus, do Espírito colherá a vida eterna. Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não relaxarmos. Por isso, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos os homens, especialmente aos irmãos na fé”. (Gal 6,7-9).

Queridos filhos e filhas, do mundo nada levamos para a sepultura, porque pela graça de Deus somos imortais, não nascemos para a morte, mas para a vida e a vida sem fim. ‘Não procureis a morte por uma vida desregrada, não sejais o próprio artífice de vossa perda, Deus não é o autor da morte; a perdição dos vivos não lhe dá nenhuma alegria. Ele criou tudo para a existência, e as criaturas do mundo devem cooperar para a salvação. Nelas nenhum princípio é funesto, e a morte não é a rainha da terra, porque a justiça é imortal.’ (Sb 1,12-15).

Se quiserdes compreender o que seja a vida e a morte; a virtude e o vício; o céu e o inferno, trilhai o caminho da salvação traçado por Deus em seus mandamentos; entregai vossa existência Àquele que é a verdadeira vida e vivei a verdade de seus exemplos. Dessa forma, olhareis o mundo com os olhos da fé e vereis muito além da vossa visão física, porque visualizareis a essência das coisas criadas e qual seja a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e que é perfeito. (Cf. Rm 12,1-2).

Paz e Bem!

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...