VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

terça-feira, 29 de março de 2011

DEVOÇÃO MARIANA EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS


















DEVOÇÃO MARIANA EM SÃO FRANCISCO DE ASSIS

O seráfico pai São Francisco, “homem católico e todo apostólico”, procurou viver em tudo a vontade de Deus neste mundo, pois, como servo fiel dedicou toda a sua vida ao serviço do Senhor, para assim viver em conformidade com Cristo pobre e obediente. Amou profundamente o Senhor e tudo o que Ele criou; em especial amou sua Santíssima Mãe a quem, conforme a Teologia Patrística da qual se alimentava, chamava de “Virgem feita Igreja”. Ou seja, Maria “foi feita cheia de graça por pura bondade do Senhor, como o povo que era escravo no Egito, e Deus assumiu como sua esposa. Ela foi a primeira dentre todo o Povo a receber a plenitude da vida de Deus, essa vida trinitária que Ele quer que chegue a todos. Como deve acontecer com toda a Igreja (Povo de Deus), ela se tornou ungida por Cristo, colaboradora no anúncio do [Plano de Deus para a nossa salvação]”. (http://goo.gl/373nP).

A devoção de são Francisco para com a Mãe de Deus era, de fato, originalíssima, constatamos isso pelas palavras referindo-se a ela ou dirigidas a ela: “A bem-aventurada Virgem Maria é tão honrada - como é justo - porque trouxe Cristo em seu seio abençoado”. E ainda: “Santa Virgem Maria, não nasceu nenhuma semelhante a vós entre as mulheres neste mundo, filha e serva do altíssimo sumo Rei e Pai celeste, Mãe do nosso santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo: Rogai por nós com São Miguel Arcanjo e todas as virtudes dos céus e todos os santos junto a vosso santíssimo e dileto Filho, Nosso Senhor e Mestre! “ (OfP ant).

Vejamos agora algumas características da devoção mariana em são Francisco de Assis. “Em Maria, depois de Cristo, punha toda sua confiança. Por isso, a escolheu para advogada sua e de seus irmãos e jejuava com muita devoção em honra dela desde a festa dos apóstolos Pedro e Paulo até à festa da Assunção.” (LM 9,3,1-2). Seu amor e devoção eram demonstrados em especial quando “...chegou ao lugar que se chama Porciúncula, no qual havia uma igreja da Bem-aventurada Virgem Mãe de Deus. O homem santo amou este lugar mais do que todos os outros do mundo, pois aí começou humildemente, aí cresceu virtuosamente, e aí terminou felizmente, recomendando-o aos frades, quando morreu, como o lugar mais querido pela Virgem” (LM 2, 8).

Na Porciúncula dirigia com frequência louvores à Senhora dos anjos, como o que se segue: “Ave Senhora, Rainha santa, santa Mãe de Deus Maria, que és virgem feita Igreja. E escolhida pelo santíssimo Pai do céu, que Ele consagrou com seu santíssimo dileto Filho e com o Espírito Santo Paráclito, na qual esteve e está toda a plenitude da graça e todo bem. Ave, palácio dele; ave tabernáculo dele; ave casa dele. Ave veste dele: ave serva dele; ave mãe dele. E vós todas santas virtudes, que pela graça e iluminação do Espírito Santo sois infundidas nos corações dos fiéis, para que os façais de infiéis fiéis a Deus” (Saudação da B. Virgem Maria).

Por fim, antes de sua morte, Francisco evocou o exemplo de Jesus e de Maria como modelos nos quais apoiava sua vida: “Eu, Frei Francisco, pequenino, quero seguir a vida e a pobreza do Altíssimo Senhor nosso Jesus Cristo e de sua santíssima Mãe e nela perseverar até o fim (cfr. Mt 10,22)” (RSC, 6,7). E dizendo ainda da Virgem, admoestou: “Ordeno a todos os meus irmãos, quaisquer que sejam, aos atuais e aos vindouros, que a honrem e glorifiquem sempre, de todo jeito e de toda maneira que for possível, e de tê-la em muito grande devoção e veneração. Quero ainda que sejamos sempre seus fiéis servos” (Fior. 2).

Pelo o que lemos neste artigo, realmente nosso Seráfico pai São Francisco, demonstrou grande amor e devoção à Santíssima Mãe de Deus. Por isso, tornou-se modelo para toda a Ordem e para os fiéis em geral que seguem seus passos devocionais fielmente.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...