VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 11 de julho de 2016

O PERFEITO AMOR LANÇA FORA O TEMOR


O PERFEITO AMOR, LANÇA FORA O TEMOR...

No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor”. (1 Jo 4,18).

Convém lembrar que o apóstolo São João não está se referindo ao santo temor do Senhor, dom do Espírito Santo, mas o temor medo... De fato, quem ama o Senhor, o ama porque o Senhor nos amou primeiro ao dar a sua vida por nós, e isto porque tem o poder de retomá-la, como Ele mesmo disse: “Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai”. (Jo 10,18). Para que assim tivéssemos a vida eterna que só a Ele pertence.

Desse modo, precisamos entender que o amor não é apenas um sentimento, mas a essência da vida, de tal forma que se estende aos nossos sentimentos e nos cura, nos liberta, nos salva, nos dá a verdadeira felicidade, porque o amor é o próprio Deus, como escreveu são João: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem para conosco. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”. (cf. 1Jo 4,8.16).

Portanto, amar a Deus e vencer o temor medo, é obedecê-lo, como bem nos ensina são João: “Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”. (1Jo 5,1-4).

Mais precisamos chegar à perfeição desse amor, e como o fazemos? Pela mesma santa obediência, pois assim nos ensina são João: “Eis como sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele: aquele que afirma permanecer nele deve também viver como ele viveu”. (1Jo 2,3-6).

Ora, só amamos a Deus assim porque Ele nos amou primeiro, e nos deu em seu Filho, Jesus Cristo, o Seu Santo Espírito, para permanecermos em comunhão permanente com Ele. Desse modo, somos morada de Deus por seu amor, como nos ensinou o próprio Senhor: “Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou”. (Jo 14,23-24). Logo, amar a Deus e ser Sua morada, consiste em servi-lo, “em justiça e santidade, todos os dias de nossa vida”, como seus filhos e filhas sem nenhum temor (medo), aqui e por toda a eternidade. Amém!

Paz e Bem!

Frei Fernando Maria,OFMConv.

Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...