VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 4 de março de 2024

Homilia do 3°Dom da Quaresma

 Homilia do 3°Dom da Quaresma (Jo 2,13-25)(03/03/24)


Os vendilhões do templo

.

1. Caríssimos, esse nosso tempo é um tempo repleto de enganos, principalmente em se tratando da fé; vendilhões do templo não faltam, porque infelizmente o deus mais adorado deste mundo é "mamon" (dinheiro, riqueza, poder). 

.

2. De fato, uma das tentações prediletas do demônio, juntamente com a luxúria é a riqueza, e para constatar isto, basta a mega sena acumular que seus adoradores fazem fila para fazer uma "fezinha". E com isso não percebem a armadilha na qual estão caindo. Ora, quem não quer ser rico para usufruir dos bens deste mundo?

.

3. A frase do Senhor Jesus que mais choca e escandaliza os adoradores de "mamon" é esta: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” De fato, a prática de fé dos adoradores de "mamon" tem no comércio a base e o motivo de suas crenças, vende-se de tudo, revelações, profecias, água da terra santa, curas, libertações, testemunhos de fé de pessoas famosas, etc. E por aí vai... 

.

4. Vejamos, então, o que São Paulo escreveu sobre isto: "Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. 

.

5. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. 

.

6. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições." (1Tm 6,6-10). Por isso, muita atenção, quem prega o Evangelho eivado da ideologia da prosperidade, ignora completamente que o Senhor Jesus nasceu numa gruta e foi deitado numa manjedoura, e morreu crucificado para nos salvar.

.

7. Portanto, caríssimos, os filhos de Deus tem como herança a vida eterna em Cristo Jesus, por isso, carregam a sua cruz de cada dia, porque sabem que tudo o que existe neste mundo, no dia eterno, vai se tornar cinza. O bom é saber que aqui nada temos, mas ao mesmo tempo temos tudo, por vivemos da Providência Divina.

.

8. De fato, todos os bens deste mundo fica neste mundo quando dele partimos, por isso, escutemos o que diz o Senhor: "Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam. 

.

9. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração. Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza." (Mt 6,19-21.24).

.

Por isso, eis o que disse ainda o Senhor: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado." (Mt 6,33-34).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...