VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

segunda-feira, 26 de março de 2012

CONDUZIDOS PELO ESPÍRITO




Os homens se acham seguros em sua insegurança. E por que isso acontece? Porque a todos foi dado um tempo que pode ser encurtado ou não, isso depende da conduta e de como se vive a liberdade que cada um recebeu de Deus. Todavia, por Deus fomos chamados não só à vida e à liberdade naturais, mas também à vida eterna Nele, isto é, à vida em estado de graça, sem pecados. Quem o conhece pela fé, o ama e o segue rumo ao infinito do seu amor, e sabe que a vida vivida no Senhor, em nada se compara com o que vivemos naturalmente neste mundo.

Ora, tudo Deus criou e tudo sustenta com o seu poder, porém, é preciso que reconheçamos isto; caso contrário, seguiremos nosso próprio itinerário existencial rumo a lugar nenhum, porque não sabemos por nós mesmos, quem somos, de onde vimos e para onde vamos. Por isso, Deus nos deu o seu Espírito, por meio do seu Filho Jesus Cristo, para que por ele vivamos em plena comunhão de amor com o Senhor, que é Pai de nossas almas. Mas, para seguirmos o itinerário do Espirito, precisamos renunciar ao nosso projeto de vida, para seguirmos o Plano de Deus para a nossa salvação e de toda a criação, plano este que consiste no seguimento de Jesus Cristo, pela ação do Espírito Santo.

Sem o Espírito Santo nada podemos, porque “o Espírito conhece todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus”. E Ele que conhece todas as coisas e as tem unidas, sabe muito bem o que precisamos para que a Vontade de Deus aconteça em nossa vida, ou seja, o Espírito sabe o caminho certo para a implantação do Reino de Deus a partir deste mundo e por isso nos dá a graça, o entendimento e a fortaleza, para cumprirmos tudo o que temos que cumprir sem hesitação alguma, como aconteceu com Jesus de Nazaré, nosso Senhor e Salvador.

Logo, precisamos do Espírito de Deus em todos os sentidos da vida, porque quando nos deixamos conduzir por ele, perdemos o medo, nos enchemos de coragem e dos seus dons e virtudes que nos capacitam para as boas obras que Deus de antemão preparou para que nós as pratiquemos; assim, trabalhamos a nossa salvação a partir de nossa entrega incondicional ao Senhor, permanecendo em sua presença todos os instantes de nosso viver.

Porém, isso requer de nós, seus filhos e filhas, alguns procedimentos básicos para que a obra do Senhor se realize perfeitamente em nós e por meio de nós, porque o Senhor nada quer fazer sem a nossa cooperação. Então, como cooperar com o Senhor em sua ação redentora? Primeiro, precisamos da vida de oração e escuta atenta da Sua Palavra, porque nela está consignado o seu Plano salvífico que o Senhor traçou para nós; depois, precisamos da vivência dos Sacramentos, especialmente o do batismo, da confissão e da eucaristia, fontes inesgotáveis da sabedoria e da força divina que nos sustenta nesta vida; e ainda, precisamos de formação bíblica, litúrgica, catequética; estudo atento do Catecismo da Igreja, para conhecê-la e conhecer sua doutrina; e formação humana e educacional, necessárias à nossa sobrevivência e bem estar na vida em sociedade.

Por fim, se pôr a serviço do Reino de Deus nas mais diversas vocações: consagração matrimonial, consagração religiosa, consagração leiga; para o serviço da Igreja nas mais diversas pastorais e movimentos, nas novas comunidades eclesiais; como também nos mais diversos serviços em nossa sociedade, como por exemplo: militância política, serviços profissionais, tais como: medicina, advocacia, comércio, etc... De tal forma que toda a sociedade fique impregnada do Espírito Santo, para que haja harmonia, unidade e paz em todos os sentidos da vida comunitária.

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


Creative Commons License
FREI FERNANDO, VIDA, FÉ E POESIA by Frei Fernando,OFMConv. is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhamento pela mesma Licença 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...