VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

terça-feira, 27 de março de 2012

O EXAME DE CONSCIÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO














EXAME DE CONSCIÊNCIA NO ESPÍRITO SANTO

O grande dom da Páscoa é o perdão dos pecados. Ao aparecer aos discípulos após a ressurreição, enviando o Espírito Santo, Jesus oferece como primeiro fruto o perdão: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes, os pecados serão perdoados” (cf. Jo 20, 22-23). Assim, nossa ressurreição pessoal é o fruto mais belo do perdão dos pecados que reata nossa amizade com Deus e recupera nossa beleza original.

Para pedirmos a remissão dos pecados necessitamos examinar nossa consciência, termos conhecimento de nossa vida em Deus. Desse modo, veremos o quanto nos falta da semelhança divina. É pelo Espírito Santo que somos capazes de um verdadeiro exame de consciência, exame de vida; e não de tarefas. O Espírito sonda tudo, mesmo as profundezas de Deus. Ninguém conhece o que é de Deus, a não ser o Espírito de Deus, que recebemos para conhecermos os dons que Deus nos concedeu (cf. 1Cor 10-12) e, com ele, clamarmos o socorro divino.
O Espírito, porém, nos revela a verdade sobre nossa vida não para nos humilhar ou proclamar nossa inutilidade. Não! Jesus afirma que ele é o Paráclito, o Advogado (cf. Jo 14,26); e por isso, nos assiste em nossa fraqueza (cf. Rom 8,26). Ora, se o demônio é o acusador; o Espírito é o Advogado e Consolador: sonda nossas profundezas para nos dizer: “vocês podem ser diferentes, Deus lhes oferece a verdadeira vida, não essa que afasta de uma mais perfeita humanidade”.

O Espírito indica-nos que vivemos na confusão de Babel (cf. Gn 11, 1-9), onde há apenas competição; e orienta nosso ser para a unidade (cf. At 2, 1-11), onde todos se compreendem e se reconhecem como irmãos.

O exame de consciência, feito no Espírito, poderia nos tirar a coragem de continuar, dado o conhecimento profundo que temos de nossas misérias, de nossa incapacidade para a reconciliação com Deus e o próximo. Nesse momento de dúvida, o Consolador vem em socorro de nossa fraqueza. Intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. Pois, é segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos (cf. Rom 8,26-27): a ação de Deus é fruto da infinita compaixão do Pai pelo Filho, por isso, a intercessão espiritual é obra da grande compaixão do Senhor.

Certa visão moralizante reduz a vida espiritual ao comportamento ético, simplifica a vida espiritual no comportamento religioso e, como fruto, pensamos que examinar a consciência é considerar a observância maior ou menor dos Dez Mandamentos. E com isso, nos esquecemos que o Decálogo é a síntese da antiga Lei, sendo as Bem-aventuranças a Lei da Nova Aliança. O “não” dos mandamentos é amadurecido no “bem-aventurados”: a fidelidade a Deus deixa de ser privação para se tornar procura incessante da felicidade. Assim, os Santos são chamados de beatos/bem-aventurados/felizes.

Deficiente formação espiritual oferece para guia dos fiéis listas de pecados, dividindo-os em veniais, graves e mortais, divisão essa colocada em cada fase da vida, com numerosas variantes. Tipificar pecados é o mesmo que dizer que podemos ofender a Deus “de leve”, “seriamente”, “mortalmente”. Evidente que essa linguagem não leva em conta a seriedade do amor que se manifesta na atitude de vida e não nos fragmentos do comportamento.

O Espírito Santo nos conduz ao verdadeiro exame de consciência: coloca-nos diante da pessoa e da vida de Jesus Cristo. E nele, a palavra central é a palavra que rege o amor: fidelidade. Penetrando as nossas profundezas, o Espírito Santo revela o quanto de nossas atitudes é vida de Cristo, vida divina. Nisso o fato da Encarnação é um fato primordial: sem ela, tudo passa a ser vã pretensão, remendo de leis e remorsos. Deus Filho, assumindo a carne humana, convida o homem e a mulher a se transformarem na face humana de Deus.

O fruto da Encarnação não pode ser fragmentado: é o homem total buscando ser totalmente Cristo no Espírito. Do mesmo modo como Deus tem o impulso de vir ao nosso encontro, colocou em cada um de nós o impulso de ir ao encontro dele, impulso que o homem tem no coração e que atinge o cume no Cristo. O homem e Deus se olham como num espelho e, em certo sentido, se conhecem (P. Evdokimov) e também percebem o que os diferencia. E Deus faz o convite a que busquemos a imagem e semelhança de seu Filho.

O Salvador busca destruir tudo o que vem da natureza decaída e que afasta de Deus, e o faz codividindo a condição humana em tudo, menos no pecado. Ele nos salva dos três motivos que provocam o afastamento de Deus: a natureza enfraquecida pela queda original (Cristo a restaura pela encarnação); o pecado (Cristo o vence pela obediência da cruz); e a morte (que Cristo vence pela ressurreição). É o que nos revela o Evangelho da Salvação, é o que conhecemos em nossa vida pela ação do Espírito Santo. Assim, o nosso exame de consciência nos transporta à felicidade da reconciliação com Deus Pai.

Pe. José Artulino Besen


Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...