VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

CRER, RECONHECER E AGRADECER...


 PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 17,11-19)(15/11/23) 

1. Amados irmãos e amadas irmãs, a vida vivida em Deus é um aprendizado constante, no entanto, a maioria dos seres humanos vive somente a fé natural esquecendo-se que o tempo finda dando lugar à eternidade que se aproxima. Por isso, precisamos viver a fé, dom do Espírito Santo, que reconhece e agradece a Deus por tudo o que somos e vivemos, tendo em vista que estamos a caminho do Seu Reino. 

Meditemos com amor e atenção este pequeno sermão de hoje.

2. Caríssimos, a fé não conhece barreiras que impeçam sua ação, todavia, como dom do Espírito Santo, vem acompanhada da virtude do reconhecimento e da gratidão. Certa feita, disse o Senhor Jesus: "Tudo é possível ao que crê." (Mc 9,23b). Decerto, precisamos desse dom que realiza a salvação de quem em Deus confia.

3. De fato, o coração que acolhe as dádivas de Deus, precisa agradece-lo, pois as graças recebidas quando reconhecidas e agradecidas dão testemunho da fé viva, que opera maravilhas, para que outros possam usufruir das mesmas dádivas.
4. Com efeito, os benefícios divinos que tanto precisamos nos são concedidos à medida que os buscamos em Cristo; isso ficou evidenciado no Evangelho de hoje em que dez leprosos se aproximaram de Jesus pedindo compaixão, porém, ele lhes indicou o cumprimento da Lei que é como um selo da fé que confirma a graça recebida.
5. Outro belo exemplo da fé viva, vemos nas palavras do salmista que se confia a Deus na certeza de que Ele nunca falha: "O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças." (Sl 22).
6. Ora, tal expressão de fé é pura comunhão de amor e confiança inabalável, pois nasce da intimidade da alma que se entrega ao seu Senhor por sentir que a Ele pertence. Por isso, num arroubo de esperança, exclama: "Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos." (Sl 22).
.
7. Comentando o Evangelho de hoje escreveu o Padre Ubaldo Terrinoni: "A flor da gratidão e da solidariedade é uma das mais belas entre as que desabrocham no jardim da convivência humana; e a gratidão é uma das manifestações mais claras da grandeza e da nobreza do coração. 
.
8. Quem sabe dizer "obrigado", vindo do coração, demonstra sensibilidade de alma e retidão de sentimento. "Tudo é graça", repetia muitas vezes Santa Teresa de Lisieux, onde o termo "graça" indica gratuidade e liberalidade. Quem sabe dizer "obrigado" reconhece que a sua existência é um dom e abre-se de bom grado aos outros. 
.
9. Para dizer "obrigado" é preciso amor e sentido de "dependência"; ao contrário, para pedir sem nexo basta ser egoísta e interesseiro. A ingratidão é um dos piores males da alma, é um dos valores mais baixos. O ingrato vê muitas vezes mais o que lhe falta do que o muito já que tem; é um perpétuo medicante; está sempre a precisar e pedir "socorro" a toda a gente. 
.
10. Uma expressão de surpresa sai da boca de Jesus quando, dos dez leprosos curados, apenas um regressa para dar graças a Deus. Com uma tríplice interrogação, sublinha que só o estrangeiro voltou para agradecer: "Não ficaram curados os dez? E onde estão os outros nove? Não se encontrou nenhum que voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro? 
.
11. A vida é a revelação contínua da infinita bondade de Deus para com cada homem: para com os doentes e para com os sãos. Tudo na vida é um dom de Deus. Tudo é graça e tudo é gratuito, no sentido de que tudo tem um valor único, precioso, inestimável!" Amém! Assim seja!
Paz e Bem!
Frei Fernando Maria OFMConv. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...