PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Lc 10,1-12)(03/10/24)
.
1. Caríssimos, todos os batizados somos chamados e enviados pelo Senhor Jesus para anunciar o Reino de Deus e a sua Justiça; todavia, precisamos ficar atentos às Suas instruções e segui-las fielmente para que tudo ocorra conforme os seus desígnios de amor para o bem e a salvação de todos.
.
2. Em primeiro lugar, precisamos compreender que o envio é comunitário e não individual, bem como são Lucas nos relata: "os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir." (Lc 10,1).
.
3. Segundo, não podemos esquecer que somos ovelhas entre lobos vorazes, por isso, usemos as armas do desapego, da confiança inabalável na providência divina e da não distração, para vencer a tentação de não cumprirmos a nossa missão.
.
4. Em terceiro lugar, precisamos compreender que somos portadores da paz que recebemos do Senhor e por isso a damos a todos que encontramos mesmo que não à aceitem, como vemos na seguinte instrução:
.
5. "Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: 'A paz esteja nesta casa!' Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário." (Lc 10,5-7).
.
6. Por fim, chamo a atenção para alguns perigos e/ou tentações por que passam os enviados: a Autossuficiência advinda das falsas doutrinas presentes neste mundo; a falta de autenticidade na vivência da fé, isto é, a incoerência; a dependência demasiada dos meios de comunicação, especialmente as redes sociais; a falta de oração e de silêncio interior sem o qual não se pode escutar o Senhor.
.
7. Portanto, caríssimos, peçamos ao Espírito Santo para nos iluminar com os dons da sabedoria, da ciência, do discernimento e de todos os dons necessários, para que conduzidos por Ele, façamos tudo o que é do seu agrado, e desse modo anunciemos o Reino de Deus, já participando dele diretamente.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.
Nenhum comentário:
Postar um comentário