VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sábado, 30 de julho de 2011

DEVOÇÃO MARIANA EM SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO



















DEVOÇÃO MARIANA EM SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

A devoção é um ato de amor que prestamos àqueles Deus santificou; ora, Maria, a Mãe de Jesus, foi santificada por Deus desde o ventre materno, pois ela é Imaculada desde sua concepção em vista do Filho de Deus que nasceu de seu ventre santo, como nos revela São Lucas em seu Evangelho: “Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35).

Logo, com imensa satisfação os filhos e filhas de Deus lhe prestam atos de amor e piedade pela devoção com que invocam o seu nome pedindo sua intercessão para a santificação de suas almas. Como nos ensinou ainda São Lucas em seu Evangelho: “E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações”. (Lc 1,46-49).

De fato, um dos filhos prediletos da Virgem Maria, a Mãe do Senhor, é Santo Afonso Maria de Ligório. Para ela escreveu um tratado completo sobre o seu papel no plano de salvação de nossas almas, chamado: “As Glórias de Maria”. Dizia que Maria, por ser tão amada por Deus e corresponder plenamente ao Seu amor, se tornou nosso modelo perfeito de vida cristã. “Segundo sua biografia, a devoção a Maria vem desde a infância e a Ela dedicou sua vida, seu amor e uma grande obra para que pudéssemos, como ele, amá-La com a mesma intensidade”.

Por isso, de modo muito especial, Santo Afonso insistia para que rezássemos a Maria, nossa Mãe abençoada, pois dizia: “Ela é cheia de graça; porém, esta plenitude não foi concedida apenas para si, mas também para que compartilhasse conosco.” Porque, segundo suas reflexões, “a Virgem adianta-se às nossas orações, ampara-nos nas aflições, protege-nos, dá-nos santas inspirações para vivermos profundamente a caridade. Mais ainda, ela anima-nos e nos fortalece nos momentos de desânimo e angústia, é fiel defensora de seus filhos nos embates da vida e quando recorremos a Ela nas tentações, sempre a temos ao nosso lado, mesmo sem a ela recorrermos”.*

Esse grande homem de Deus deixou-nos uma obra exemplar, ele é fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamados de Missionários Redentoristas, C.Ss.R., cujo carisma e missão é fundamentalmente a pregação de missões populares e o atendimento dos menos favorecidos; é sua congregação que cuida dos santuários de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Pai Eterno entre outros em nosso país e no mundo. Eles são os responsáveis pela divulgação da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de sua novena permanente.

ORAÇÃO À SANTA MÃE DE DEUS COMPOSTA POR SANTO AFONSO

Toda Sois formosa e em Vós não há mancha. Ó pomba puríssima, toda cândida, toda bela, sempre amiga de Deus! Dulcíssima, amabilíssima, imaculada Maria, Vós que sois tão bela aos olhos do Senhor, não recuseis olhar com Vossos piedosíssimos olhos as chagas tão asquerosas de minha alma. Olhai-me, compadecei-Vos de mim, e curai-me. Ó belo ímã dos corações, atraí para Vós também este meu miserável coração. Tende piedade de mim, que não só nasci em pecado, mais ainda depois do batismo manchei minha alma com novas culpas, ó senhora, que desde o primeiro instante de Vossa vida aparecestes bela e pura aos olhos de Deus.

Que graça Vos poderá negar o Deus que Vos escolheu para Sua Filha, Sua Mãe e Sua esposa, e por essa razão Vos preservou de toda mancha? Virgem Imaculada, a Vós compete salvar-me, dir-Vos-ei com S. Filipe Néri. Fazei que me lembre de Vós; e não Vos esqueçais de mim. Parece tardar mil anos o momento de ir contemplar Vossa beleza no Paraíso, para melhor louvar-Vos e amar-Vos, minha Mãe, minha Rainha, minha Amada, belíssima, dulcíssima, puríssima, imaculada Maria. Amém.” (Tratado "As Glórias de Maria" de Santo Afonso Maria de Ligório).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...