VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

FESTA DA DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO...


PEQUENO SERMÃO DE CADA DIA (Jo 2,13-22)(09/11/18).
.
"Segundo uma tradição que remonta ao século XII, celebra-se neste dia o aniversário da dedicação da Basílica do Latrão, construída pelo imperador Constantino. Inicialmente foi uma festa exclusivamente da cidade de Roma; mais tarde, estendeu-se à Igreja de Rito romano, com o fim de honrar a basílica que é chamada “mãe e cabeça de todas as igrejas da Urbe e do Orbe e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu Santo Inácio de Antioquia, “preside a assembléia universal da caridade”.
.
Com efeito, as festas litúrgicas que a Igreja celebra nos recorda as graças derramadas pelo Senhor em nossas almas, além disso, elas são oportunidades que o Senhor nos dá para vivermos em perfeita unidade celebrando os acontecimentos de nossa salvação; elas também são meios de crescimento espiritual em sabedoria, conhecimento e perfeita comunhão fraterna uma vez que somos irmãos e estamos à caminho do Reino dos Céus.
.
Ora, mais que uma grande festa de comemoração pela dedicação da Basílica de Latrão, este é um momento sublime de nossa fé, pois essa Basílica papal é considerada a mãe de toda as Igrejas como vimos. Em verdade, todos os batizados nascem da água e do Espírito Santo no seio da Igreja; desse modo, todo fiel católico traz consigo essa identidade eterna, este selo divino como sinal de salvação (cf. Ez 9,4).
.
Conclusão: Referindo-se ao chamado de Deus para fazermos parte do Corpo de Cristo que é a Igreja (cf. Cl 1,18), assim escreveu São Pedro: "Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que “antes não eram povo, agora porém são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora porém alcançaram misericórdia”.
.
Paz e Bem!
.
Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...