VEM SENHOR JESUS!

"Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida". (Jo 5,24).

SEJAM BEM VINDOS À ESSA PORTA ESTREITA DA SALVAÇÃO

"Uma só coisa peço ao Senhor e a peço incessantemente: é habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida, para admirar aí a beleza do Senhor e contemplar o seu santuário". (Sl 26,4).

domingo, 10 de janeiro de 2021

O QUE ACONTECE NO NOSSO BATISMO...


 Homilia da Solenidade do Batismo do Senhor (Mc 1,7-11)(10/01/21)


Caríssimos, o batismo que recebemos é o novo nascimento na ordem da graça no seio da Santa Igreja; compreendemos isso pelo Batismo de Jesus que é o modelo perfeito do nosso batismo. No Batismo do Senhor o céu se abriu, veio o Espírito Santo e pousou sobre Ele, e do céu ouviu-se a voz de Deus Pai, dizendo: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”. (Mc 1,11).

Com efeito, o dom da fé é nato, ou seja, já nascemos com ele; porém, quando somos batizados ele é potencializado nos proporcionando o novo nascimento da água e do Espírito Santo como o Senhor nos ensinou (cf. Jo 1,11-12; 3,3-6). E ainda mais, é a fé que abre os ouvidos da nossa alma para ouvirmos o Senhor e pôr em prática a sua vontade, porque o céu nada mais é do que à plena realização da Sua Palavra.

.

Uma outra graça que recebemos no Sacramento do batismo é a nossa inserção no Seio da Santíssima Trindade que se faz sempre presente em cada batizado. Ocorre que muitos deixam de experimentar essa inserção pela falta da vivência do batismo e dos outros Sacramentos, e ainda pela ausência das virtudes que nos fortalece na luta contra o pecado.

.

Mas, o Senhor na Sua infinita misericórdia, não levando em conta as nossas transgreções nos ajuda à supera-las sempre que arrependidos o buscamos de todo coração para retornarmos ao estado de graça. Desse modo, mediante o Sacramento da Reconciliação, Ele nos perdoa, nos libertando do pecado e dos males que ele causa; para assim retornamos à vida nova recebida no batismo. 

.

Portanto, caríssimos, no batismo o Senhor nos selou com o selo da redenção, o Dom do Espírito Santo, para vivermos neste mundo em justiça e santidade todos os dias de nossa vida sem jamais saímos da Sua presença. Cabe a nós permanecermos fiéis às graças recebidas, como Ele nos ensina: "Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo." (Mt 24,13).

.

Paz e Bem!

.

Frei Fernando Maria OFMConv.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...